Uma finalíssima arretada

No ritmo junino, a finalíssima da 26ª edição do Forró Fest acontecerá neste sábado (7) no Parque do Povo, em Campina Grande.

Como acontece desde os anos 80, chegou a hora do público descobrir qual é a música vencedora de mais um Forró Fest, o maior festival de música regional do país.

No ritmo junino, a finalíssima da 26ª edição promovida pelas TVs Cabo Branco e Paraíba acontecerá neste sábado, a partir das 22h, no Parque do Povo, em Campina Grande, palco do ‘Maior São João do Mundo’.

O festival apresentará as 12 músicas finalistas (confira as composições abaixo) que foram escolhidas ao longo das eliminatórias pelos quatro cantos da Paraíba: Cabedelo (3 de maio), Sousa (10 de maio), Conde (17 de maio) e Itabaiana (24 de maio).

Além das canções da grande final, o público esquentará o ‘chiado da chinela’ com as atrações principais do encerramento: Capilé, Sirano & Sirino e Ton Oliveira, este último o homenageado da noite com o Troféu Asa Branca, premiação concedida aos artistas que tiveram ou têm uma grande contribuição para o desenvolvimento da cultura nordestina.

“Uma homenagem é gratificante para qualquer artista, mas uma homenagem desse porte é uma espécie de consolidação, um selo de aprovação do meu trabalho”, comentou Ton Oliveira.

“São mais de duas décadas vivendo de música, o que não é fácil. Devo isso ao meu público e à mídia, que sempre me deu suporte e acompanhou o meu empenho e desempenho”.

Dentre os que nasceram no berço do Forró Fest, Ton Oliveira é um dos ‘rebentos’. O evento acompanha paralelamente seus mais de 20 anos de estrada fazendo o fole roncar. “O evento fala por si só porque ele é único. O mais importante é a democratização, onde qualquer pessoa pode participar”, declarou na edição passada.

AO VIVO NA INTERNET

Quem não puder comparecer ao Parque do Povo não ficará de fora da grande final: o Forró Fest será transmitido ao vivo através da internet.

Cinco câmeras serão distribuídas no local para mostrar todos os momentos da 26ª edição. No palco, os apresentadores Cacá Barbosa e o boneco Chico Forró, o ‘mestre sem cerimônias’, anunciarão os candidatos e a premiação. Nos bastidores do show, a apresentadora da TV Paraíba Denise Delmiro conversará com artistas, intérpretes, compositores e convidados.

A transmissão ao vivo será feita no site oficial da competição (www.forrofestparaiba.com.br) e na editoria especial do São João no portal G1 Paraíba (www.g1.globo.com/pb/paraiba).

Como acontece tradicionalmente no evento, os vencedores dos três primeiros lugares do Forró Fest serão premiados com troféus e ganharão motocicletas zero quilômetro.

O primeiro lugar receberá uma Honda CB 300 standard; o segundo colocado, uma Honda CG 125 Fan; e o terceiro, uma Honda Pop. Já o melhor intérprete ganhará um cheque no valor de R$ 3 mil.

Confira as músicas da finalíssima do festival

CABEDELO

‘A invenção do baião’. Canção
foi criada por Aldeni Marques e
interpretada por Aldo Marques

‘Mei de Festa’. Música de Ismênia Tereza, interpretada por André Torres

‘No céu também tem forró’. Composição de Jairo Madruga (foto) e Fábio Smith

SOUSA

‘Forrobol’. Composição e interpretação da música por João André

‘Minha Terra é Meu Lar’. Obra assinada por Judman Dias e Vava Dias cantada por Judman

‘Ser Nordestino é Ter Poder’. Canção de Jucelino Charles cantada por Ana Paula Nogueira

CONDE

‘Cultura paraibana’. Uma composição de Williams Barbosa interpretada por Jailson Lima

‘Do sertão ninguém sai’. Autoria de Severino Luiz de Araújo, levada ao palco por Nonô Germano

‘No meu tempo de menino’. Composição criada e cantada por Roosevelt Fernandes

ITABAIANA

‘Utopia Nordestina’. Canção composta e defendida no palco por Edno de Luna

‘Lamento Sertanejo’. Música de Genildo Maciel com interpretação de João Paulo

‘O Maior São João’. Uma composição e interpretação de Fredi Guimarães