Uma mesa de ‘encher os olhos’

Para que a ceia natalina seja servida em uma mesa sofisticada, a dica é aproveitar o que você tem em casa.

Com a casa cheia e pronta para receber familiares e amigos, a ceia é sem dúvida o momento mais esperado para celebrar a noite de Natal. Além do cuidado com o cardápio, enfeites e decoração da casa, a preparação da mesa também merece atenção, agregando praticidade e conforto aos convidados.

Uma mesa bem decorada ‘enche os olhos’ de quem vai partilhar da ceia e para garantir o destaque da noite não é preciso investir em peças caras para deixar a mesa sofisticada. Ao contrário disto, aproveitar as peças que você tem em casa é a dica principal. Seja aquele aparelho de jantar quase nunca usado, um conjunto de taças e talheres esquecidos no armário. Tudo pode ser combinado entre si e entrar no clima do Natal.

O primeiro passo para a decoração da mesa que receberá a ceia natalina é a escolha das cores das toalhas. Os tecidos nas cores vermelho e dourado são os mais procurados e você ainda pode misturar as duas tonalidades, fazendo uma sobreposição das peças, conforme explica o design de interiores Percival Brito.

“Você pode colocar uma toalha de cetim ou tafetá na cor dourada e colocar uma outra, mais curta, vazada por cima, na cor perolada, vermelha. Ou pode ainda colocar uma toalha ‘vazada’ por cima”, sugere.

Para quem tem mesa com tampo de vidro e prefere não cobrir tudo, o ideal é usar uma passadeira no meio da mesa ou duas somente nas laterais. “Neste caso, as passadeiras de renda ou com outros detalhes vazados ficam melhor. É sempre bom colocar um detalhe a mais na mesa para surpreender os convidados”, lembra o design.

Escolhida a toalha, antes de dispor a louça sobre a mesa, é preciso escolher os objetos para ornamentar a decoração. Para isso, use a criatividade e vá além dos vasinhos com flores. Percival Brito indica espalhar sobre a mesa objetos e itens que lembram o período natalino, como nozes, mini-panetones e até mesmo alguns símbolos que enfeitam a árvore de Natal, como as renas, por exemplo.

“Os arranjos podem ser os mais tradicionais, sejam com flores naturais ou artificiais. Se o vermelho for a cor predominante, faça arranjos com rosas vermelhas. Em uma mesa para até oito pessoas, você pode colocar até dois arranjos no tamanho médio. Ou então, escolher apenas um em tamanho maior e colocar no centro”, explica.

Ainda fazendo parte da decoração, as velas deixam a mesa mais elegante para o jantar de Natal. As velas tradicionais podem ser colocadas em castiçais maiores, já as de tamanho menor e mais arredondadas, podem ser colocadas em pequenos castiçais de cristal. Além disso, as velas também podem ser coloridas, desde que estejam em harmonia com as cores dos outros objetos da mesa.

O arremate final na ornamentação fica ainda por conta das fitas douradas ou até mesmo bordadas com desenhos natalinos. Com esse truque, você pode fazer laços e enfeitar os castiçais, vasos e até mesmo usar como porta-guardanapos.(Especial para o JP)