Veja programação completa do Agosto das Letras, que começa nesta segunda

Escritor Xico Sá participa de uma roda de diálogo na quarta-feira (17), às 18h, no Ponto Cem Réis. Aproveite e confira toda programação do evento que começa nesta segunda (15).

Da Redação
Com Secom-JP

Às 14h desta segunda-feira (15) tem início o projeto literário Agosto das Letras que contará com lançamentos de livros, rodas de diálogos, apresentações de dança e teatro, shows e muito mais. O projeto, que traz grandes nomes da Literatura do país como Xico Sá, acontece em diferentes espaços públicos da Capital, a exemplo do Casarão 34, Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e Ponto Cem Réis.

O projeto é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por intermédio da Fundação Cultural (Funjope) e será aberto nesta segunda (15) e vai até sexta-feira (19).

"O Agosto implanta sempre uma necessidade incomum, mas não menos importante de abrir um espaço para olhar a produção literária de uma maneira atraente, por conseguinte, sendo também um esforço de manter um evento em sua continuidade como marca de diálogo entre as diversas artes”, disse o chefe da divisão de literatura da Funjope, André Ricardo Aguiar.

Programação

A poeta Alice Ruiz ministra a oficina de haicais a partir das 14h desta segunda-feira, que acontece até quarta-feira (17), das 14 às 17h, no Casarão 34. O primeiro dia do evento também conta com o teatro de bonecos do Vovô Juca, às 16h, no Ponto Cem Réis, seguido de recital da poeta Telma Sherer. A partir das 19h, acontece a apresentação da ‘Contexto Companhia de Dança’, com o espetáculo Três Pontos e, encerrando a noite, show com a banda Néctar do Groove.

Na terça-feira (16), a partir das 9h, no Ponto Cem Réis, acontece a oficina de contação de histórias. A partir das 18h, no mesmo local, tem inicio uma roda de diálogos sobre a obra do escritor Ronaldo Correia de Brito, com mediação do poeta Ronaldo Monte. Em seguida acontece a palestra com o escritor Bruno Gaudêncio, que vai abordar a atuação dos grupos literários Blecaute e Caixa Baixa e, a partir das 21h, apresentação do espetáculo ‘Ensaios fotográficos’, do grupo Teatrália, com encenação dos poemas de Manoel de Barros.

A programação da quarta-feira (17) traz ao Ponto Cem Réis, a partir das 18h, a roda de diálogo com participação dos escritores Xico Sá e Linaldo Guedes, seguida da explanação da escritora e editora Lais Chaffe sobre o projeto literário Cidade Poema. Logo depois, tem show musical da artista paraibana Eleonora Falcone.

Na quinta-feira (18), a partir das 14h, no Casarão 34, tem inicio a oficina do Conto, ministrada pelo escritor Roberto Meneses, integrante do Clube do Conto. Às 16h, no Ponto Cem Réis, acontece a roda de diálogos com a participação dos escritores Miguel Sanshes Neto e Rinaldo de Fernandes. Já às 21h, terá show com a banda ‘Poets’, formada pelos poetas Ronald Augusto, Alexandre Brito e Ricardo Silvestrin.

A programação de encerramento do evento será na sexta-feira (19), a partir das 18h, no Ponto Cem Réis, com a roda de diálogos que tem a participação das escritoras Rosa Amanda Strausz e Elvira Vigna, além do escritor Tarcísio Pereira. No mesmo local, a partir das 19h30, acontece o projeto ‘Tome Poesia e Tome Prosa’, com apresentação de Antonio Mariano e participação dos escritores Pedro Salgueiro, Tércia Montenegro e do poeta Jomar Moraes Souto. Às 21h, tem inicio o espetáculo teatral ‘Drummond em cena: A rosa do povo’, do grupo paulista Ave de Arribação.

O último dia do Agosto das Letras contará ainda com o Fórum Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas de João Pessoa, que acontece das 14h às 17h, no Ponto de Cem Réis. O fórum, que tem como tema "O Livro, a Leitura e o Espaço Midiático”, contará com vários convidados, a exemplo do Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Funjope e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de movimentos sociais e ONGs.

Inscrições para oficinas

Os interessados em participar das oficinas devem entrar em contato com a organização pelo e-mail aguiar.funjope@gmail.com, fornecendo o nome completo e o RG. Outras informações pelo telefone 3218-5502, em horário comercial.