Virtuosi ganha casa nova em João Pessoa

15ª edição do Festival Virtuosi de Música Erudita, chega a João Pessoa com dois recitais de piano na sala Radegundes Feitosa.

O prestígio da Paraíba junto ao Festival Virtuosi de Música Erudita aumenta a cada ano: em sua 15ª edição, a terceira realizada em João Pessoa, o evento pernambucano que homenageia o centenário do filho da terra Luiz Gonzaga teve noite de gala ontem, no Teatro Santa Izabel, no Recife, com a apresentação de ”A Coragem e a Cara – Memorial Musical de Luiz Gonzaga’, peça musical composta por Eli-Eri Moura e Marcílio Onofre.

Hoje e amanhã, a partir das 20h, a programação chega a João Pessoa, onde dois recitais de piano têm como cenário a recém-inaugurada Sala de Concertos Radegundis Feitosa, homenageado da edição de 2010 do Virtuosi.

‘A Coragem e a Cara’, também um espetáculo com texto e direção de Tarcísio Pereira, foi encomendado a Moura e Onofre pelos curadores do Virtuosi, Ana Lúcia Altino e Rafael Garcia, e teve participação do Coro Sonantis, do Laboratório de Composição Musical da Universidade Federal da Paraíba, cantando junto com o célebre acordeonista Toninho Ferragutti.

Segundo Eli-Eri Moura, a participação de paraibanos como protagonistas da homenagem revela o vigor do movimento musical do Estado.

Ele explica que o espetáculo de 40 minutos teve arranjos de cordas e sons eletrônicos que foram divididos entre ele e Marcílio Onofre (que está na Polônia estudando com o renomado compositor Krzysztof Penderecki) e são a trilha sonora de uma peça para um ator que "representa um personagem fictício que supostamente conheceu Gonzagão quando saiu de casa", interpretado por Dema Camazzo. O violista convidado foi Marcelo Jaffé, e Rafael Garcia regeu a formação da orquestra.

Nesta sexta-feira, quem conduz o recital de piano em João Pessoa é o pianista russo Igor Lovchinsky. Para Eli-Eri Moura, o músico, radicado nos EUA, é "um dos jovens que mais vêm se destacando no panorama internacional da música erudita".

Amanhã é a vez do duo formado pelo francês Bertrand Giraud e pelo americano Walter Cosand, dois "tops",nas palavras de Eli-Eri Moura. Eles promovem um recital de piano a quatro mãos que encerra a agenda local do Virtuosi. A entrada para os dois recitais é gratuita.