Zé Katimba ganha biografia

Jornalista Fernando Paulino lança nesta quarta-feira (20) no Sebo Cultural a biografia ‘Zé Katimba – Que Grande Destino Reservaram pra Você!’.

Nesta quarta-feira, a partir das 17h, no Sebo Cultural, no Centro de João Pessoa, o jornalista Fernando Paulino estará lançando a biografia Zé Katimba – Que Grande Destino Reservaram pra Você! (Panorama, 112 páginas, R$ 15,00) com a presença do sambista paraibano, que, depois de 70 anos no Rio de Janeiro, retorna ao Estado.

“A ideia era de escrever um livro sobre ‘causos’ do samba”, explica o autor carioca. Amigos e vizinhos, a conversa foi marcada na mesa de um bar, começando às 21h e se estendendo até as três da madrugada, quando ele tomou a decisão: “Vou escrever sobre a sua história!”

De acordo com Paulino, na manhã do outro dia já estava na casa de Katimba pesquisando a papelada antiga e anotando os acontecimentos puxados pela memória do sambista, que foi um dos fundadores da Imperatriz Leopoldinense, além de ganhar títulos como Cidadão do Samba e Estandarte de Ouro. “Foram de três a quatro meses colhendo depoimentos”, a exemplo de nomes como o parceiro de composições Martinho da Vila e o maestro instrumentista Paulo Moura. “Está sendo maravilhoso”, exclama Zé Katimba sobre a sua visita à Paraíba depois de tanto tempo. “É uma mistura de todos os sentimentos bons de uma vez só. Não dá para explicar, só para sentir”.

Amanhã, o artista se apresentará gratuitamente na praça de Guarabira, no Agreste paraibano, sua terra natal, além de visitar grupos escolares do município para passar sua experiência aos jovens conterrâneos. “A prefeitura (guarabirense) está fazendo todo um registro em vídeo”.

Além da biografia de Zé Katimba, o paraibano Dalmo Oliveira também estará no evento lançando seu primeiro livro, intitulado Anotações sobre Discursos no Relise Difusionista – Linguagem científica e tecnológica no jornalismo (Ideia, 166 páginas, R$ 20,00).