Samba-enredo da São Clemente vai homenagear Zé Katimba

“Que Grande Destino” será o samba-enredo da São Clemente no Carnaval de 2024. Natural de Guarabira, paraibano Zé Katimba foi um dos fundadores da escola Imperatriz Leopoldinense.

Zé Katimba, artista paraibano | Foto: Arquivo

O compositor e cantor José Camelo, mais conhecido como Zé Katimba, será homenageado no samba-enredo da São Clemente no Carnaval do Rio de Janeiro em 2024. O artista paraibano é um dos fundadores da Escola Imperatriz Leopoldinense.

Zé Katimba é homenageado em samba enredo da São Clemente no Carnaval de 2024.
Zé Katimba é homenageado em samba-enredo no Carnaval de 2024. Foto: divulgação/Zé Katimba

Em seu perfil em uma rede social, o paraibano Zé Katimba comemorou a escolha dizendo que é uma honra ser escolhido para o samba-enredo.

“Cantar Zé Katimba, é cantar esse Brasil, menino, em sua essência forjada na mistura das raças e das cores. Reverenciar Zé Katimba é exaltar diretamente todo compositor de samba-enredo, poetas que abordam com sua arte a musicalidade do maior espetáculo popular do planeta.”

Zé Katimba é fundador da Imperatriz Leopoldinense

Além de fundar a Imperatriz, Zé Katimba foi um de seus baluartes, passistas, ritmistas e mestre-sala. Zé também assumiu a função de presidente interino ao lado de seu amigo Luiz Pacheco Drumond, mas se destacou verdadeiramente como compositor.

Em mais de 60 anos de dedicação a escola, os versos de “Só dá Lalá” garantiram o bicampeonato da Imperatriz em 1981 e como reedição, trouxe a escola à elite do Carnaval no ano de 2020.

Carnaval de 1972

Foi no carnaval de 1972, com o enredo “À maneira do Martim Cererê” que a história da Imperatriz mudou. A Escola furou o bloqueio das consideradas na época Grandes Escolas e conquistou um inédito quarto lugar.

O samba-enredo “À maneira do Martim Cererê” foi composto pelo paraibano Zé Katimba para o desfile e ficou conhecido em todo o país através da novela Bandeira 2, exibida pela Rede Globo.

O samba-enredo da São Clemente

O música da São Clemente foi composta por Marcelo Adnet, André Carvalho, Gustavo Albuquerque, Fabiano Paiva, Luizinho do Méier, Gabriel Machado, Baby do Cavaco, Rodrigo Alves e Igor Marinho.

Interpretada por Leozinho Nunes, a composição para o Carnaval 2024 relembra a história de Zé Katimba na Imperatriz Leopoldinense, como chegou ao Rio de Janeiro e homenageia a cidade de Guarabira, na Paraíba.

Quem é Zé Katimba

O paraibano Zé Katimba é um cantor e compositor natural de Guarabira, na Paraíba. Foi um dos fundadores da escola Imperatriz Leopoldinense.

Samba-enredo da São Clemente vai homenagear Zé Katimba
Zé Katimba recebe título de Doutor Honoris Causa. Foto: Antônio Vieira

Zé chegou ao Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, viajando clandestinamente em um navio de cargas. Nessa época, Zé ainda não se chamava de Katimba e encontrou uma cigana que prenunciou boa sorte em sua vida com a frase “Que grande destino reservaram pra você!”

Em sua carreira, Zé Katimba deu vóz às mulheres, aos negros, aos nordestinos e aos sertanejos que sempre lutaram contra a exclusão social.

Katimba também retratou sua vida amorosa em suas obras, Recriando a criação, gata selvagem, jaguatirica, é preciso amar e na minha veia são algumas das mais de setecentas obras do compositor que marcaram a cultura brasileira.