Alpargatas vai ampliar fábrica

Diretor presidente revelou que a unidade de Campina Grande, que fabrica 90% das havainas do país, terá novos investimentos.

Concentrando 95% das exportações de calçados do Estado este ano, a indústria Alpagartas prepara nova ampliação em Campina Grande. A fábrica, que concentra a maior parte da produção das sandálias das havaianas do país, carro-chefe da empresa, deve receber, em 2013, investimentos para aumentar a capacidade de produção e a qualidade da mão de obra. “Valores são segredo de estado”, conforme afirmou o diretor-presidente da Alpagartas S/A, Márcio Utsch.

Segundo o empresário, os investimentos serão suficientes para tornar a fábrica ainda mais consolidada na Rainha da Borborema, fomentando a economia local, especialmente com a geração de empregos. Quem imaginava que a abertura de uma nova fábrica da Alpargatas em Minas Gerais estivesse ameaçando a permanência da unidade em Campina se equivocou.

“Nenhuma fábrica na Paraíba será transferida ou fechada. A perspectiva é de mais investimentos para o próximo ano, com ampliação da empresa em Campina Grande”, disse Márcio Utsch.

Para se ter uma ideia da importância da fábrica na cidade, a unidade campinense é responsável por 90% da produção nacional das Havaianas e gera 6,5 mil empregos diretos e mais de 2,6 mil indiretos. É a maior indústria existente na Paraíba.

A unidade campinense, além de deter a maior produção das sandálias Havaianas, tem o suporte de outras fábricas satélites, localizadas em nove municípios paraibanos, para a confecção de outros produtos da marca Alpagartas. Trimestre a trimestre, a empresa registra crescimento na produção de sandálias, calçados e acessórios com a marca Havaianas.

Somente em exportação de janeiro a outubro, a Alpargatas vendeu US$ 87,711 milhões, somando mais de 23 milhões de pares, expansão de 37,44% sobre o ano passado, o que coloca a Paraíba na segunda posição do ranking nacional das exportações de calçados. A Alpargatas também é responsável por 44% de todas as exportações do Estado este ano, segundo dados até outubro do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic).

Quatro fatores contribuíram para esta alta, de acordo com os dados de divulgação de resultados da Alpagartas: o sucesso da coleção 2012/2013, cujas vendas começaram em julho; o incremento das vendas dos calçados Soul Collection, que têm despertado maior interesse dos consumidores pela marca; o maior número de lojas de franquias Havaianas e o investimento em publicidade.

Atualmente, a Alpagartas possui uma receita que gira em torno de R$ 500 milhões por trimestre, em moeda nacional, o que equivale a 68% do total da receita da empresa, uma vez que os outros 32% são de moeda estrangeira.