Bancos vão deixar de oferecer transferências via DOC até fevereiro de 2024

Uso do DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência. A modalidade de pagamento TEC também será encerrada.

Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo

As operações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas serão encerradas até o dia 29 de fevereiro de 2024 pelos bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, também serão encerradas neste mesmo prazo.

As modalidades de DOC e TEC perderam espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do PIX.

Um levantamneto realizado pela Febraban registrou que as transações via DOC em 2022 foram de 59 milhões de operações, 3,7% das 63,071 bilhões de operações feitas no ano.

Os outros meios de pagamento registraram números muito maiores que os do DOC:

  • cheques (202,8 milhões)
  • TED (1,01 bilhão)
  • boleto (4 bilhões)
  • cartão de débito (15,6 bilhões)
  • cartão de crédito (18,2 bilhões)
  • PIX (24 bilhões)

O encerramento das duas modalidades também foi motivada pela experiência e custo-benefício aos clientes. Outras modalidades de operação oferecem o mesmo serviço de maneira instantânea (TED) e sem custo (PIX, nas transações de menor valor).

DOC e TEC

Nas duas modalidades de pagamento o valor máximo é de até R$ 4.999,99, que pode ser agendado para beneficiar outra conta do mesmo banco ou de um banco diferente.

As transição são efetivadas um dia depois de o banco receber a ordem de transferência, no caso do DOC. Já o TEC, a transferência de recursos é feita até o final do mesmo dia em que foi dada a ordem.

No caso da TEC, é possível transferir recursos para diferentes contas ao mesmo tempo, o que não é possível no caso do DOC.

O valor da tarifa pelo uso das modalidades é instituida por cada banco aos seus clientes.

Encerramento das funções

  • Emissões e agendamentos de DOC por pessoas físicas e jurídicas funcionarão até 15/01/2024, às 22 h.
  • DOC realizado até 15/01/2024, por pessoa física ou jurídica, poderá ser agendado para envio até a data de fechamento do sistema:  29/02/2024.
  • O prazo final para os bancos encerrarem os sistemas DOC/TEC é 29/02/2024. O prazo considera a necessidade de os bancos não emissores manter seus sistemas de recebimento ativos para processar DOCs e TECs.