Bandeira Branca lidera postos em João Pessoa

Dados da ANP mostram que um terço dos postos em não têm vínculos com marcas de conbustíveis.

O crescimento expressivo dos chamados postos de Bandeira Branca (aqueles que não são vinculados a nenhuma marca de combustíveis) em João Pessoa nos últimos cinco anos tirou da BR Distribuidora o título de líder do mercado local, em número de pontos de revenda.

De acordo com dados fornecidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a capital paraibana segue a tendência nacional de perda de espaço dos postos associados a uma distribuidora para aqueles livres de qualquer contrato.

O levantamento realizado pela ANP aponta a existência de 37 postos de combustíveis de Bandeira Branca só em João Pessoa, o que representa uma participação de 33,3% no mercado local atualmente (a capital possui 111 postos revendedores autorizados pela ANP).

Esse número cresceu em 94,73% desde 2007, ano marcado pela Operação 274 da Polícia Federal, que desarticulou uma quadrilha de empresários e distribuidoras que praticavam cartel na cidade.

Na época, João Pessoa somava apenas 19 postos de Bandeira Branca dos 75 autorizados pela ANP.

A distribuidora BR, então líder do mercado em João Pessoa, também ampliou o número de postos na capital, saindo dos 27, em 2007, para os 31, atualmente (incremento de 14,81%). Esse aumento, porém, não foi o suficiente para a empresa se manter no topo, perdendo espaço para o segmento de Bandeira Branca.

Os postos Ipiranga permaneceram na terceira colocação do ranking, com um aumento de 40% no número de postos ao longo desses cinco anos (dez postos em 2007 e 14 hoje).