Campanhas natalinas em baixa

Falta de parcerias com o setor público, confiança em vendas e os efeitos da estiagem prolongada reduziram estímulo às vendas.

As campanhas natalinas no comércio perderam força este ano na capital e em cidades polos do Estado. A falta de parcerias com o setor público, confiança em vendas e os efeitos da estiagem prolongada levaram cidades como Patos, Guarabira e até João Pessoa ficarão sem campanhas de estímulo às vendas.

“Geralmente, as campanhas mais robustas que estimulam o consumidor se fazem com parcerias. As CDLs sozinhas não conseguem realizar uma campanha sem outros parceiros”, declarou o vice-presidente da Federação da Câmara de Dirigente Lojista (FCDL-PB), José Lopes Neto, que aponta, além de parceiros, a seca no semiárido e o desaquecimento da economia nacional como fatores que devem ter pesado na decisão de algumas CDLs.

O presidente da CDL de Patos, Vicente Nóbrega, disse a entidade decidiu antecipar a campanha do final de ano para o mês da padroeira. “Para o Natal, não teremos uma campanha específica. Vamos tentar apenas estender o horário na última semana", declarou.

Já o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-PB), José Artur de Melo de Almeida, as campanhas deveriam se concentrar mais em período de baixas vendas e não no final de ano. “Natal já é o período mais propício de vendas. O que o comércio precisa é promover o clima natalino com vitrines chamativas e qualificar o atendimento para não perder vendas”, apontou.

Mesmo com menor número de campanhas, o presidente da FCDL está confiante nas vendas para o Natal paraibano. “Projeto que as vendas de dezembro devem crescer de 5% a 8% sobre o mesmo período do ano passado”.

Se 2013 tem sido um ano marcado por economia desaquecida, com alta de preços e baixa confiança do consumidor, as CDLs de Sousa e Cajazeiras pretendem recuperar vendas com estratégias promocionais com sorteios e brindes para quem vai às compras.

Em Sousa, Sertão paraibano, a estratégia é antiga, mas deve aumentar as vendas em 5%, segundo previsão da CDL da cidade. Por lá, os consumidores que comprarem acima de R$ 50, a partir do primeiro dia de dezembro, concorrem ao sorteio de 8 motocicletas, na campanha "Natal Premiado". “O ano todo foi complicado para nós.

Depois da greve dos bancários, a coisa ficou ainda pior. Achávamos que no fim da greve o comércio ia voltar a vender, mas até agora não nos recuperamos. Com a promoção do Natal, esperamos que as vendas aumentem, até porque os próprios comerciantes vão fazer sorteios isolados nas suas lojas”, diz Zilmar Leandro, apontado que a produção de coco, muito forte na região, tem apresentado fraco desempenho durante o ano, afetando toda a economia local.

O presidente das CDL de Cajazeiras, Severino Alves de Araújo, também acredita que a campanha natalina na cidade pode reverter as baixas vendas e prevê alta de até 9% no comércio da cidade com a campanha que começa dia 14 de novembro. “Sempre digo que é preciso ter ousadia no comércio e não ter receio de riscos ou prejuízos, principalmente em momentos difíceis". A CDL vai sortear duas motos, uma TV led e um tablet para os consumidores

Já no brejo paraibano, os consumidores terão campanhas isoladas. A CDL de Guarabira optou por não fazer uma campanha natalina, deixando para organizar promoções no início de 2014, como forma de se diferenciar das demais cidades.

CAMPINA VAI SORTEAR VIAGEM DE CRUZEIRO

Com decoração armada e ofertas à vista, o comércio de Campina Grande já programa as campanhas promocionais para o Natal. De acordo com o Clube de Dirigentes Lojistas da cidade, vão ser realizadas duas campanhas de forte repercussão. A primeira é a tradicional Natal Iluminado CDL, que escolhe as residências e comércios com as melhores decorações, com prêmios de R$ 5 mil, para o 1º lugar; R$ 3 mil, para o 2º lugar; e R$ 1 mil, para o 3º lugar.

A CDL-CG também está finalizando o planejamento do sorteio que vai premiar consumidores com dez vales compras e um cruzeiro para Fernando de Noronha, com cupons a cada R$ 25 de compras.

O Boulevard Shopping Campina Grande inaugura no próximo dia 14 a “Forneria do Noel”, com uma série de ofertas e serviços aos seus clientes. Funcionários serão disponibilizados fazer embalagens nos presentes comprados no shopping. A assessoria de imprensa do local informou que não serão realizados sorteios promocionais este ano.

Já no Manaíra Shopping, a assessoria de imprensa adiantou que campanhas e sorteios específicos para o Natal devem acontecer, mas ainda estão em fase de planejamento. No Tambiá Shopping, a partir do próximo sábado, a cada R$ 50 em compras o consumidor receberá um cupom para o sorteio no dia 2 de janeiro de um carro EcoSport.