Campina vai ganhar nova unidade do Sesi

Com oito unidades instaladas no Estado, Sesi está em expansão e prepara-se para inaugurar mais uma unidade em Campina Grande.

O aperfeiçoamento profissional e a qualidade de vida do trabalhador são as marcas registradas do Serviço Social da Indústria (Sesi) da Paraíba. Com oito unidades instaladas no Estado, a instituição que integra o sistema da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) está com os serviços em expansão e prepara-se para inaugurar mais uma unidade no próximo mês, no município de Campina Grande.

Com a expectativa de atender a cerca de 340 pessoas por mês, o Sesi Centro, que funcionará como uma extensão da unidade do Distrito Industrial, oferecerá cursos de educação continuada e aulas de Pilates. A superintendente do Sesi na Paraíba, Claudete Leitão, informou que nova unidade foi criada pensando na qualidade de vida dos trabalhadores e na comodidade da população, já que o prédio está localizado em local estratégico e os cursos também serão abertos à comunidade.

“A criação da unidade do Sesi Centro faz parte da estratégia de expansão que estamos vivenciando. Essa unidade foi pensada para atender principalmente aos nossos trabalhadores que ficam no Centro e não tinham como se deslocar até a unidade do Distrito. Então, nós vamos inaugurar um espaço seguindo a mesma qualidade na estrutura e educação”, destacou a superintendente.

Claudete Leitão lembrou ainda que, além da diversidade nos cursos oferecidos, o Sesi Centro também está preparado para trabalhar ações na área de educação continuada e modalidades a distância. Segundo ela, os cursos com estas propostas têm atraído os industriários.

Ansioso para iniciar as atividades no novo espaço, o gerente do Sesi Centro, Édson Carneiro, adiantou que os cursos oferecidos no local serão voltados para as áreas de informática e gestão empresarial. Segundo ele, o cronograma de cursos já foi elaborado e, a cada semana, serão oferecidos três cursos diferentes.

“Vamos trabalhar mais com cursos para o ramo empresarial, tanto para pessoas que estão no mercado e querem melhorar a qualificação, quanto para os que estão procurando uma oportunidade”, disse o gerente.

Ainda segundo Édson Cordeiro, a maioria dos cursos será de curta duração, com horários flexíveis para que se estimule a participação dos trabalhadores.

Campina vai ganhar nova unidade do Sesi“Nós teremos cursos de 15h até 60h. A nossa intenção é expandir a educação continuada. Os cursos estão sendo bem procurados e os da área de informática e atendimento estão entre os mais concorridos”, completa.

Também disputadas pelos trabalhadores e a comunidade em geral estão as aulas de Pilates. As 100 vagas oferecidas no Sesi Centro, que serão distribuídas em quatro turmas, foram preenchidas em menos de um mês.

De acordo com Édson Cordeiro, formou-se um cadastro de reserva e, diante da procura, os gestores planejam ampliar o número de vagas.

Cuidados com saúde e qualidade de vida:  oferta do Pilates será a novidade na Unidade do Sesi Centro.

Com mais esta prática esportiva, o Sesi em Campina Grande amplia também o atendimento nos serviços direcionados para os cuidados com a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria. Na unidade do Distrito Industrial, a academia é o local mais procurado para quem deseja sair do sedentarismo. Segundo o gerente da unidade, Édson Carneiro, a academia beneficia cerca de 700 pessoas.

Neste mesmo local, as crianças e adolescentes não ficam de fora e podem participar de atividades esportivas, como judô, natação, futebol de campo e de salão, através do programa Sesi Atleta. Conforme a modalidade, as turmas acolhem crianças a partir dos 6 anos e adolescentes até os 17 anos. Ao todo, 500 usuários, entre crianças e adolescentes, estão matriculadas no projeto atualmente.

Campina vai ganhar nova unidade do Sesi

ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO ABERTOS À COMUNIDADE

Um espaço voltado para o ensino e qualificação e aberto ao público. Assim funcionam as 22 unidades da Indústria do Conhecimento, oferecidas pelo Sesi-PB, que deve ampliar a atuação este ano com a inauguração de duas novas unidades, nos municípios de Santa Luzia e Catolé do Rocha, no Sertão do Estado, além da construção de sete espaços, cujos locais beneficiados ainda estão em fase de análise pelos gestores da Fiep, segundo informou a superintendente do Sesi-PB, Claudete Leitão.

Equipadas com computadores, biblioteca e monitores, as Indústrias do Conhecimento são ambientes abertos aos colaboradores do Sistema Indústria e à comunidade, principalmente no que se refere à inclusão digital, como as visitas de alunos de escolas públicas e privadas, que podem aproveitar o espaço para fazer pesquisas e atividades de recreação.

De acordo com Claudete Leitão, outra ação que funciona nos espaços das Indústrias do Conhecimento é a Educação a Distância, que tem favorecido os trabalhadores que não podem se deslocar para fazer os cursos.

“Nós temos uma estrutura completa e um dos pontos importantes do nosso trabalho é a inclusão digital e a Educação a Distância. Com as novas unidades entregues e as que serão construídas, nós vamos aumentar o número de participantes e contribuir para a educação”, reforça.

Quem visita o espaço da Indústria do Conhecimento pode utilizar os serviços da biblioteca, videoteca, DVteca, gibiteca e laboratório de informática, que é adaptado à acessibilidade e também oferece cursos básicos na área. Além disto, nesses locais também funcionam os cursos do Programa Sesi Educa.

Além da expansão dessa ação do Sesi, a instituição prepara-se para ampliar as instalações nos municípios do Litoral paraibano ainda este ano. Na região, há duas unidades do Sesi em João Pessoa, uma em Bayeux, na Região Metropolitana da capital, e mais uma em Rio Tinto, no Litoral Norte. A proposta é que os municípios de Santa Rita e Cabedelo ganhem novas unidades.

Outra cidade que também será contemplada é Guarabira, no Brejo do Estado.

Campina vai ganhar nova unidade do Sesi

ÁREA DE GESTÃO ENTRE AS MAIS PROCURADAS

Aliada às ações de segurança e saúde do trabalhador da indústria, os programas de educação oferecidos pelo Sesi ampliam as chances de crescimento profissional para os usuários. Com este propósito, o Sesi-PB investe nos cursos de educação continuada. Com variedade de 180 cursos, esse projeto beneficia 11 mil alunos por ano. Com a expansão da instituição, o número de participantes deverá triplicar até o final do ano.

A gerente executiva em Educação do Sesi-PB, Marinalda Adjuto, explicou que, entre a oferta de cursos, a modalidade de Educação a Distância é o que tem atraído a maior parcela dos profissionais. Com a inauguração de mais uma unidade em Campina Grande, a expectativa é atender também o público que procura cursos na área de tecnologia.

“Até o início deste ano, nós só atendíamos aos industriários. Com essa nova unidade, nós vamos contemplar também a comunidade e essa demanda vai triplicar o nosso atendimento”, comemora.

A gerente acrescentou ainda que os cursos mais procurados pelos profissionais que já estão atuando na indústria são os da área de gestão. Ela explicou que os cursos atendem tanto os profissionais dos cargos de chefia, quanto aos demais funcionários.

“Nós atendemos tanto a média, quanto a alta gerência, que são cursos focados mais na parte de liderança e gestão. Atendemos também aqueles que buscam cursos na área de tecnologia, como matemática aplicada e informática avançada, e básicos, como português instrumental e informática para iniciantes”, completa.

Marinalda Araújo lembra ainda a atuação do Sesi através das unidades móveis. Por meio deste programa, os programas de qualificação vão até a indústria que contratam o serviço e oferecem mais comodidade ao trabalhador. Para oferecer os cursos, as estruturas móveis são dotadas de computadores, consultores especializados, e os cursos oferecidos podem ser de curta ou longa duração, conforme o solicitado.

“Temos uma estrutura tecnológica bem considerável e atendemos a qualquer indústria, localizada na Paraíba, que quiser montar uma sala de informática para oferecer capacitação. Temos ainda os cases, que são “carrinhos” com 32 computadores, em que os trabalhadores participantes dos cursos podem utilizar de acordo com o horário estabelecido e conveniente para eles”, disse a gerente.

Campina vai ganhar nova unidade do Sesi

Fotos: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba