Cliente pode realizar portabilidade de crédito

Consumidores também podem transferir os empréstimos de um banco para outro em busca de melhores condições de pagamento.

Assim como é possível mudar de operadora de telefone celular e de plano de saúde, os consumidores também podem transferir seus empréstimos de um banco para outro em busca de melhores condições de pagamento. Segundo dados do Banco Central, a "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Neste modelo de conta, não é admitido outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e não é movimentada por cheques.

No entanto, existe a possibilidade de o cliente fazer uso de uma espécie de portabilidade. O BC explica que empregado pode transferir o seu salário para outra conta diferente daquela aberta pelo empregador, sem precisar pagar tarifa por isso.

Para fazê-lo, a indicação da conta a ser creditada deve ser comunicada pelo beneficiário à instituição financeira por escrito ou por meio eletrônico legalmente aceito como instrumento de relacionamento formal, em caráter de instrução permanente. A instituição é obrigada a aceitar a ordem no prazo máximo de cinco dias úteis contados da data do recebimento da comunicação.

Caso o empregado formalize o pedido no banco contratado pela empresa pagadora, os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado, no mesmo dia do crédito, até as 12h.