Como utilizar o 13º salário: especialista em educação financeira dá dicas para não se endividar

Valéria Saturnino orienta as melhores formas de como usar a gratificação sem se endividar no início do ano.

O 13º salário, também conhecido como gratificação de natal, é um importante direito adquirido pelo trabalhador brasileiro, e é fundamental saber utilizá-lo com cuidado para não acabar se endividando. A especialista em educação financeira e professora da Universidade Federal da Paraíba, Valéria Saturnino, dá dicas de como utilizar o 13º, mantendo uma organização financeira.

No início do ano geralmente as famílias brasileiras têm muitos gastos com matrícula escolar, material escolar, IPTU, IPVA e outros. De acordo com Valéria Saturnino, o ideal é utilizar o 13º salário para pagar esses gastos variáveis que não fazem parte do orçamento de todo mês.

“O mais importante é não acreditar que o 13º é simplesmente um bônus a mais e que pode gastar tudo em lazer e consumo, pois não é. Use-o com sabedoria para não se endividar no início do ano”, orienta a especialista financeira.

A primeira parcela, correspondendo a 50% do salário, ou o valor integral da gratificação deve ser pago até está quarta-feira (30), e Valéria Saturnino informa as principais dicas de como usar esse dinheiro.

  1. Faça o orçamento dos principais gastos variáveis do início do ano (matrícula escolar, material escolar, IPTU, IPVA);
  2. Verifique o que sobra do 13º salário após pagar esses gastos;
  3. Adeque o orçamento das festividades de fim de ano e presentes a esse valor que sobra;
  4. Se puder, invista algum saldo que ainda ficou em poupança ou outro investimento.