Computador quebrado pode ser reaproveitado

Micro antigo pode ser usado como servidor ou pode ser conectado a um videogame; peças também podem ser quase todas reutilizadas.

Monitor com falha, placa mãe queimada, drive de CD defeituoso.

Muita gente acha que nos primeiros sinais de problema, o computador velho deve ser trocado por uma máquina nova, ficando a antiga destinada ao descarte. O que poucos sabem é que há várias formas de uso das máquinas, como reaproveitamento das peças antigas e reutilização dos micros.

Quem deseja trocar o computador por um novo, seja por defeito em uma das peças ou por tecnologia ultrapassada, há vários componentes da máquina anterior que podem ser reaproveitados, seja em computadores novos ou máquinas de terceiros. Gabinete, drive óptico, fonte de alimentação e pentes de memória podem ser reutilizados e até mesmo vendidos, conforme explicou Thiago Ribeiro, responsável pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Faculdade Maurício de Nassau.

“Tem gente que usa essas peças para montar computadores para estudos em laboratórios e salas de aula. Para esses, as peças são interessantes e podem ser vendidas”, relatou Thiago. De acordo com o especialista, a reutilização dos componentes vai depender do destino que o usuário vai dar àquela nova máquina. “Se ele quiser uma máquina potente e com grande desempenho, as peças antigas não são indicadas pois estão defasadas. Mas tem várias partes do computador antigo que podem ser utilizadas, como o CPU, o HD, fonte de alimentação e drive de CD-ROM. Isso porque são peças básicas, que podem ser usadas em vários computadores”, explicou.

Além da troca de peças, os computadores antigos podem ganhar novas formas de utilização. O PC antigo pode se tornar um excelente "media-server", onde vão ficar armazenados os arquivos de música, vídeos e fotos de toda a casa. Dessa forma, o computador novo não fica sobrecarregado, ficando livre para rodar programas mais pesados e maior fluxo de navegação de dados na internet.

Para transformar o computador antigo em servidor, não é necessário ter uma máquina muito veloz, basta utilizar um HD de capacidade média para armazenamento (2GB é suficiente) e configurar o PC para que ele seja acessível através da rede.

Outra ideia é integrar o micro com um videogame de última geração, como Playstation 3 ou Xbox 360. Através de rede wi-fi ou cabo HDMI, o usuário pode configurar os componentes, criando duas chaves, uma no PC e outra no videogame. Dessa forma, dá para fazer o pareamento entre as duas máquinas, um streaming do computador para o videogame de todo o conteúdo de imagem e som. (Especial para o JP)