Conquistas incluem prêmio da Microsoft

Estudante da UFPB, Allan Cleysson de Oliveira há pouco foi campeão nacional na categoria Inovação do ‘Imagine Cup’, da MIcrosoft. 

Graduando em Engenharia da Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Allan Cleysson de Oliveira é outro pesquisador de destaque na área de tecnologia e há pouco foi campeão nacional na categoria Inovação do Imagine Cup 2013, competição de tecnologia da Microsoft que aconteceu mês passado. O projeto, que conta com a participação de mais três estudantes e um orientador, tem por objetivo auxiliar na psicoterapia das crianças autistas, através de uma metodologia de aprendizagem atrativa, que possibilita a inclusão digital e social do paciente.

No site, o pai ou responsável pela criança pode programar as atividades diárias do filho, como escovar os dentes, tomar banho e almoçar. O jovem, portando um smartphone com o aplicativo desenvolvido, recebe uma notificação no horário agendado pelo pai, informando o que deve ser feito. Caso a criança não realize a ação, o pai é notificado.

Outro produto desenvolvido pela equipe ‘Life UP’, da qual o estudante faz parte, é um jogo que também promete ajudar no tratamento de crianças com autismo. “O jogo roda em PC, utilizando o Xbox Kinect como controle principal, que auxilia no desenvolvimento motor da criança e trabalha o desenvolvimento cognitivo, etiológico e principalmente reduz agitação, agressividade e irritabilidade. Quando a criança acaba de utilizar o jogo, um relatório é gerado e enviado aos profissionais de saúde responsáveis pela mesma para que eles possam analisar o desenvolvimento cognitivo, motor ou até mesmo da fala da criança”, disse o pesquisador.

Além do Imagine Cup, Allan já participou de outras premiações que hoje dão perspectiva para novas conquistas. “Já participamos de muitas outras competições, como a Mostratec, onde ganhamos como projeto destaque na categoria Ciência da Computação e ganhamos acesso à Intel ISEF, que será em Phoenix, Arizona, dos dias 12 a 17 de maio. Eu, como faço parte de um programa acadêmico chamado Microsoft Student Partners também já ganhei alguns títulos individuais de reconhecimento dentro do programa”, contou.