Crise desaquece agências de viagens no São João

Com sinais de retração, fluxo de pacotes turísticos deverá ficar estável em pleno junho.

A demanda nas agências de viagens deverá ficar estável no São João com relação ao mesmo período do ano passado. Já comparado aos meses de baixa estação como abril e maio, a movimentação deve receber um incremento de pelo menos 20%. O aperto econômico e a data festiva, que este ano será numa quarta-feira, são os principais motivos para o desempenho mais fraco do segmento.

As estimativas são do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem na Paraíba (Abav-PB), Breno Mesquita. Segundo ele, o fluxo nas empresas é grande nesta época do ano e os principais destinos no Estado são Campina Grande, Bananeiras, Solânea e Patos.

Existem também paraibanos que fogem das comemorações típicas do período e buscam áreas litorâneas como Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Pipa, no Rio Grande do Norte .

“Todos os anos a demanda é grande nesta época, mas como este ano o São João vai cair no meio de semana e o contexto econômico não está muito favorável, acredito que não vamos ter queda nem crescimento”, estimou Mesquita.

Segundo ele, a movimentação aumenta não só nas cidades do interior, mas também em João Pessoa. “Como os leitos em Campina Grande não suportam a demanda nesta época, a capital acaba recebendo muitos turistas e se beneficiando”.

O diretor financeiro da Abav-PB, João Alves Júnior, que também é proprietário da G7 Operadora, afirmou que a procura maior está sendo por pacotes para outros Estados e até países como Chile e Argentina. Otimista, João Alves contou que a demanda no São João deve crescer em até 20% este ano sobre 2014. O crescimento na demanda se explica no trabalho prévio feito pela empresa. “Revendemos pacotes para agências e este ano negociamos antecipadamente, junto com parceiros, bons preços em alguns resorts do país”, explicou.

MIRELLA TURISMO
Para a proprietária da Mirella Turismo, Cristiane Acioly, em João Pessoa, a procura durante o São João 2015 deve empatar com a do ano passado. “Essa recessão está fazendo com que as pessoas cortem os supérfluos e as viagens estão nesta lista”. A empresária lembrou que as agências locais não trabalham muito os destinos paraibanos, porque as pessoas se organizam de forma independente para festejar as datas dentro da Paraíba. Os principais destinos na Mirella este mês são Maragogi (Alagoas) e Gravatá (Pernambuco). “O que a gente faz muito são as viagens chamadas de ‘bate e volta’ para algumas cidades do Estado como Galante e Campina Grande. Mas este ano esta procura está bem menor do que o mesmo período do ano passado”, confessou.

ABIH-PB DIFERENCIA
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (Abih-PB) afirmou que a ocupação dos hotéis já chegam a 65,5% no Estado e a estimava este ano deverá ser de crescimento em relação ao mesmo período de 2014. “Esperamos alta entre 3% e 4% na ocupação no Estado sobre ano passado, que chegou a 90%. O nosso destino no período junino foi bastante divulgado na feira que participei recentemente no Sul do país e estamos otimistas”, afirmou Inácio Júnior.