Demanda forte abre livrarias aos domingos

Donos de Papelarias e livrarias da capital já comemoram aumento nas vendas com a proximidade da volta às aulas.

Com a aproximação do início do ano letivo, as livrarias e papelarias de João Pessoa já comemoram o crescimento do movimento. Considerado o melhor mês do ano para a venda de materiais escolares e livros didáticos, em janeiro, o fluxo de clientes nas livrarias chega a aumentar 80% em relação a outros meses do ano, conforme gerentes de lojas.

De acordo com a gerente da Livraria Modelo, no Centro de João Pessoa, Olímpia Aragão, o movimento na loja começa a aumentar já no mês de dezembro, mas é em janeiro que acontece o pico de vendas. “Em dezembro, muitas pessoas já aproveitaram o 13º para comprar os materiais escolares, mas é em janeiro que a maior parte das vendas acontece. Agora, muitas pessoas já fizeram as pesquisas de preço e já estão vindo à loja para comprar mesmo”, comentou.

Segundo a vendedora Larissa Andrade, da Livraria Legal, desde o início do mês de janeiro o movimento aumentou, mas com a aproximação do final do mês a tendência é que o fluxo de clientes cresça ainda mais. “Esta semana já está bem mais movimentado, principalmente o setor de materiais escolares”, revelou.

Para conseguir atender à demanda, algumas empresas já estão abrindo até mesmo aos domingos, como é o caso da livraria Modelo.

“Abriremos aos domingos até o final do mês de janeiro. No último domingo, nós abrimos e o movimento foi muito bom. Resolvemos fazer isto para atender àquelas pessoas que não têm tempo de comprar durante a semana porque estão trabalhando, e também às pessoas que vêm do interior do estado para fazer compras na capital”, comentou a gerente da loja.

Mesmo com o aumento da procura, vendedores e gerentes asseguram que os valores praticados no ano passado foram mantidos. Mas, alguns consumidores já reclamam que aconteceram aumentos.

Dados da da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que os materiais escolares (6,05%) tiveram variação menor que a inflação de janeiro a dezembro de 2011 (6,36%), medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC).