Desemprego se mantém estável na Paraíba, mas sobe em 15 estados e no DF

De acordo com levantamento realizado pelo IBGE, o estado ficou acima da média de desemprego nacional, mas o número se manteve estável.

Foto: Divulgação

A Paraíba registrou uma taxa de desocupação de 11,1% no 1° trimestre de 2023. O número se manteve estável em relação ao quarto trimestre de 2022 em que o estado registrou 10,3%. No entanto, de acordo com o levantamento realizado pelo IBGE e divulgado nesta quinta-feira (18), a taxa de desemprego registrada pela Paraíba está acima da média nacional, que apresentou aumento de 7,9% para 8,8% entre o quarto trimestre de 2022 e o primeiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego no Brasil subiu em 16 das 27 Unidades da Federação no primeiro trimestre de 2023. Nos demais estados, a taxa ficou estável.

A pesquisa ainda mostrou que a Paraíba está entre os sete estados do país com maior taxa de subutilização da força de trabalho no 1° trimestre de 2023. A taxa da Paraíba está acima da nacional (18,9%), registrando um percentual de 28,3%, ficando atrás apenas de Piauí, Sergipe, Bahia, Maranhão, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Na pesquisa, a taxa da população ocupada trabalhando por conta própria na Paraíba foi de 29,3%. Já o percentual de trabalhadores com carteira assinada é de 58,6%.

A taxa de informalidade no estado no primeiro trimestre de 2023 ficou em 50%. O percentual é calculado levando em consideração:

  • Empregado no setor privado sem carteira de trabalho assinada
  • Empregado doméstico sem carteira de trabalho assinada
  • Empregador sem registro no CNPJ
  • Trabalhador por conta própria sem registro no CNPJ
  • Trabalhador familiar auxiliar