Do papel para a realidade

Fisiterapeuta explica como consolidou o sonho de montar uma franquia.

A fisioterapeuta Marina Araújo tinha planos de montar uma franquia e garantir sua renda trabalhando para si. Trabalhando na profissão em que formou-se, em 2005, em uma clínica da capital, Marina Araújo resolveu encarar o desafio de tornar-se empresária e buscou também a formação do Programa ‘Próprio’, no Sebrae-PB, para consolidar sua ideia.

Foi em 2011 que surgiu a inquietação, e Marina procurou orientação para abrir seu próprio negócio. O planejamento foi um dos itens destacados por ela como fundamentais na hora de entrar no mercado. "A gente não tem conhecimento sobre atendimento, custos, localização, burocracia… E hoje sei o quanto isso foi importante para meu crescimento", ressalta.

Com o plano de negócios formatado, a empresária buscou as melhores fontes de recursos para tirar do papel a sua clínia de fisioterapia dermato-funcional. "Com o plano de negócios a gente passa a ver profissão com outros olhos", destaca Marina.

Mudar a visão de profissional da área para empresário nem sempre é uma tarefa fácil. O primeiro passo é mesmo tomar a decisão e seguir os passos necessários diminuir os riscos da empreitada. E, no campo dos negócios, quem não analisar bem onde quer chegar, não vai muito longe.