Energisa PB é 4ª do país em qualidade de serviço

Ranking foi divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); a Energisa Paraíba ocupa a 4ª posição na lista.

As concessionárias de energia elétrica que abastecem a Paraíba estão entre as dez distribuidoras que ofereceram o melhor serviço no país em 2013. O ranking foi divulgado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Energisa Paraíba (EPB) ocupa a 4ª posição na lista das 35 companhias de grande porte no Brasil. Já a Energisa Borborema (EBO) está em 10º lugar entre as 28 concessionárias consideradas de menor porte.

A Aneel define como distribuidora de grande porte aquelas com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora). Já as de menor porte são as que apresentam o mercado faturado anual menor ou igual a 1 TWh. Em 2012, a EPB ocupou a 3ª posição no ranking e a EBO a 9ª colocação.

O estudo avaliou todas as concessionárias do país de janeiro a dezembro de 2013. No levantamento, a Energisa Paraíba apresenta 0,71 Desempenho Global de Continuidade (DGC), enquanto a Energisa Borborema aparece com 0,58 DGC.

Para fazer a avaliação das concessionárias, a Aneel tem como base o DGC de cada distribuidora, que é formado a partir da comparação entre os valores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e os de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).

Isso significa dizer que a Agência analisa o número de horas que, em média, um consumidor fica sem energia elétrica durante um período (geralmente mês ou ano) e quantas vezes, em média, houve interrupção no fornecimento de energia, num determinado período. Em 2012, a Energisa Paraíba apareceu com 0,63 DGC e a Energisa Borborema com 0,55 DGC.

No mercado maior, as melhores colocadas foram a Companhia Energética do Ceará (Coelce), seguida da Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz, SP) e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). A distribuidora que mais evoluiu foi a Bandeirante Energia (SP), com um avanço de nove posições em comparação com o ano de 2012.

As três piores foram a Companhia Energética de Goiás (Celg-D), em 35º lugar, a Light Serviços de Eletricidade (RJ), em 34º, e a Companhia Energética do Pará (Celpa), em 33º. A distribuidora que mais regrediu foi a Caiuá Distribuição de Energia (Caiuá-D, SP) com recuo de 12 posições em comparação a 2012.

No mercado inferior a 1 TWh, as três melhores estão na região Sul do país: Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC), Força e Luz Coronel Vivida (Forcel, PR)e Muxfeldt Marin & Cia. (Mux Energia, RS).

A distribuidora que mais evoluiu foi a Hidroelétrica Panambi (Hidropan, RS), com um avanço de 12 posições em comparação com 2012.

As três piores desse mercado são a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), em 28º lugar, as Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar, RS), em 27º, e a Iguaçu Distribuição de Energia Elétrica (Ienergia, SC), em 26º.