Gira Calçados aposta na inovação em Campina

Aposta é na oferta de novas tecnologias que, aliadas a criatividade, reduzam os custos e aumentem a qualidade do produto oferecido ao consumidor.

Evento que há 3 anos reúne lojistas e empresários do setor calçadista, o Gira Calçados será encerrado na noite de hoje, em Campina Grande. Na estrutura montada na sede da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), os visitantes podem conferir de perto as novidades voltadas para o setor, que vão desde a etapa de criação até a comercialização dos calçados. Até o final da tarde de ontem, conforme balanço parcial divulgado pela organização do evento, só o espaço “Rodada de Negócios”, onde empresários se reúnem em busca de novos acordos comerciais, já havia movimentado mais de R$ 1,2 milhão.

Segundo a coordenadora da Rodada de Negócios, Cristiane Fiúza, a edição deste ano do Gira Calçados já pode ser considerada um sucesso, pois está conseguindo atrair empresários e lojistas de vários Estados nordestinos e também de outras regiões do país. “Estamos no terceiro ano do Gira Calçados, mas continuamos trabalhando para fidelizar o nosso público. Este ano nós atraímos gente do Nordeste, do Acre, do Paraná, e os resultados estão sendo bastante positivos”, relatou.

Explorando todos os aspectos relacionados ao setor calçadista, um dos mais bem sucedidos da economia paraibana, o Gira Calçados tem como temática central a inovação. A aposta é na oferta de novas tecnologias que, aliadas a criatividade, reduzam os custos e aumentem a qualidade do produto oferecido ao consumidor.

Dentro dessa filosofia, a organização do evento criou o espaço “Salão de Inovação”, onde diversas empresas montaram estandes para divulgar seus produtos, principalmente aqueles utilizados no processo de fabricação de calçados.

Representante de uma fábrica italiana com representação no Estado do Rio Grande do Sul, Rogério Barbosa conta que a empresa participa do Gira Calçados pelo segundo ano consecutivo, em busca de novos compradores.

A máquina fabricada pela empresa para o corte automático de couro e tecidos sintéticos, segundo ele, substitui pelo menos duas etapas do processo de produção dos calçados, reduzindo em até 15% o desperdício de material. “Investimos cerca de R$ 40 mil para estar aqui. No ano passado colhemos bons frutos e este ano esperamos o mesmo resultado. Na Paraíba há apenas duas máquinas dessa, e nossa meta é atingir os médios e pequenos empresários, convencendo-os de que o investimento em tecnologia vale a pena e traz bons resultados”, afirmou. A programação do Gira Calçados hoje tem início às 8h e se estende até as 21h. A entrada é gratuita.