Golpes com empréstimos consignados atingiram mais de 170 pessoas na Paraíba em 2023

Mais de 60% das vítimas de golpes com empréstimos consignados são idosos com mais de 60 anos.

Foto: Marcello Casal JR / Agência Brasil

Entre janeiro e novembro de 2023, 172 pessoas denunciaram golpes com empréstimos consignados na Paraíba. Os dados, repassados pela Polícia Civil à TV Cabo Branco, via Lei de Acesso à Informação, mostram ainda que mais de 60% das vítimas são idosos com mais de 60 anos.

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo que desconta o valor da parcela diretamente do contracheque, holerite ou benefício do INSS. Ele costuma ser oferecido a funcionários públicos (municipais, estaduais e federais), aposentados e pensionistas, e normalmente tem condições mais vantajosas que outras linhas de crédito, dado o baixo risco de inadimplência.

O advogado Gênesis Honorato explica que esse tipo de empréstimo é mais propicio a golpes porque o desconto é feito em folha. “Há uma segurança para empresas de fachadas e golpistas de que realizando esse tipo de empréstimo o retorno vai ser imediato e mês a mês, afinal, o servidor público recebe normalmente, o aposentado e pensionista também”, explica.

Foram 105 vítimas com boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, entre janeiro e novembro de 2023, na Paraíba, com mais de 60 anos. As outras 67 pessoas são vítimas entre 20 e 59 anos. No Procon-PB, o número de reclamação sobre empréstimos consignados foi de 2.350.

Apesar do golpe também atingir pessoas mais jovens, há uma incidência maior entre os idosos. O advogado Gênesis Honorato explica que o golpe é aplicado, muitas vezes, quando idosos cedem documento pessoal para alguém retirar o benefício no caixa ou aceitam ajuda de terceiros para realizar a transação. Por isso, é importante desconfiar de todo e qualquer contato que não seja oficial da instituição financeira e não fornecer dados pessoais por telefone sem confirmar a fonte.