Hapvida vai investir R$ 30 mi na PB

Oferecendo planos mais baratos, operadora de planos de saúde Hapvida chega à paraíba e espera espera alcançar a marca de 60 mil associados.

A operadora de saúde cearense Hapvida chegou à Paraíba e deve investir R$ 30 milhões até o final do ano para concorrer nos planos de saúde no mercado da capital. Com planos mais baratos, a empresa espera alcançar a marca de 60 mil associados na Paraíba em 2013 – entre contratações individuais, familiares e corporativas – e, com este incremento de clientela, elevar o seu faturamento total de R$ 1,2 bilhão para R$ 1,8 bilhão (+50%) no período.

Uma pesquisa do IPC Maps, empresa especializada em mercado de consumo, contabilizou que o número de famílias paraibanas da classe C praticamente dobrou entre 2005 e 2010.

Nesse período, os domicílios deste perfil subiram de 219,5 mil para 429,3 mil famílias (+95,6%). A alta fez desta a maior classe social do Estado com 54% dos domicílios.

O plano mais em conta ofertado é destinado aos clientes de zero aos 18 anos e custa R$ 52,90 mensais. O valor vem a calhar para o atendimento desta classe média emergente da população e a Hapvida não poupou esforços financeiros para atraí-la. “Investiremos quase R$ 500 mil em vendas do varejo, com 200 vendedores de rua. Neste primeiro mês, a meta é conquistar cinco mil novos clientes. O Hapvida é o terceiro maior plano do país e, por ter estrutura própria, pode oferecer preços mais competitivos. Vamos focar em João Pessoa e depois, com mais algum tempo, expandir para o interior do Estado”, comentou o superintendente comercial nacional de varejo da operadora, Jadeilson Fonseca.

Em 2012, a empresa – que tem 2,3 milhões clientes em todo país e 13 mil colaboradores – expandiu em 20,63% seus clientes na área de saúde e 31,6% em Odontologia. Para este ano, a intenção é expandir 13,86% em um e 33,7% em outro, respectivamente.

De acordo com o vice-presidente da Hapvida, Cândido Júnior, a expansão é possível uma vez que o poder de compra do brasileiro cresceu e muito nos últimos anos. “Tínhamos 200 mil associados em 2004 e saltamos para os atuais 2,3 milhões. O Brasil já não é mais o mesmo e, quando se tem ‘tamanho’, se tem desenvolvimento tecnológico, custos administrativos menores e, portanto, pode-se passar melhores preços”, afirmou.

Com relação à Paraíba, além de conquistar a confiança do paraibano através da sua adesão aos planos ofertados pela empresa, a Hapvida tem a perspectiva de aumentar também o número de colaboradores de 250 para 500 ainda neste primeiro ano. “Continuamos com os hospitais, médicos e clínicas associados, mas começamos com o varejo na Paraíba e isto foi possível graças a nossa unidade própria que será expandida para atender a nossa demanda”, concluiu Cândido.

A operadora Hapvida já contava com dez mil clientes – entre eles, a Walmart, Carrefour, a Casa Pio e a Esposende – e com uma rede credenciada na Paraíba, mas só agora estabeleceu sua unidade própria no Estado. A empresa, que tem 170 unidades próprias no país, distribuídas em onze Estados, comprou por R$ 15 milhões a estrutura Pronto Socorro de Fraturas, na avenida Júlia Freire, na capital.

Apesar da mudança de ‘bandeira’, a unidade continua com atendimento ortopédico 24 horas a todos os planos de saúde conveniados, sem qualquer descontinuidade ou mudança de profissionais. “Tivemos um aumento de clientela na Paraíba no final do ano passado e isso possibilitou investimento na unidade própria", apontou.