Nova indústria de laticínios na PB tem 79 famílias de criadores de cabra como ‘donas’; entenda como funciona cooperativa

Neste sábado (1°), é comemorado o Dia Internacional das Cooperativas.

Inauguração da Nutrilê, em Casserengue. Foto: MST/Divulgação

A mais nova indústria de laticínios da Paraíba tem como “proprietárias” 79 famílias de criadores de cabra do município de Casserengue, no Curimataú do estado. Isso acontece porque a fábrica é organizada em forma de coorperativa, onde todos os integrantes têm voz ativa na administração do negócio. A agroindústria atua no beneficiamento do leite de cabra, típico da região, e fabricação de derivados. Neste sábado (1°), é comemorado o Dia Internacional das Cooperativas, onde o trabalho é feito por muitas mãos.

Nutrilê e a Coopac

A Nutrilê teve início em 2022, a partir da formação da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Curimataú Paraibano (Coopac). O surgimento se deu para suprir a necessidade de apoio à comercialização dos produtos agrícolas e pecuários, especialmente o leite de cabra, produzidos na região.

Nova indústria de laticínios na PB tem 79 famílias de criadores de cabra como 'donas'; entenda como funciona cooperativa
Produtos derivados do leite de cabra produzidos pela Nutrilê. (Foto: Divulgação/Coopac)

Segundo Augusto Belarmino, diretor de comercialização da Coopac, a cooperativa iniciou no Assentamento Ernesto Che Guevara, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Após a luta pela terra de mais de 200 famílias, por meio da reforma agrária, 13 foram selecionadas para o assentamento e, do grupo de famílias, veio o processo de organização da cooperativa.

A partir desses 13, os número de interessados cresceu e atualmente participam da Coopac 79 famílias dos assentamentos e comunidades de Casserengue, todas “donas” da Nutrilê. Os cooperados possuem cerca de 500 cabras leiteiras, sendo 220 animais de alta genética, com uma média global de produção de 2 litros de leite por matriz por dia.

“O primeiro passo foi fazer o povo acreditar que é possível desenvolver uma agricultura, uma pecuária, desde que a gente entenda nossa região. Primeiro foi fazer o povo sonhar… não é fácil você pegar agricultores, produtores com 30, 40 e 50 anos acostumados com um sistema de produção. Mas é um processo que foi demonstrando que é possível”, afirma Belarmino.

Nova indústria de laticínios na PB tem 79 famílias de criadores de cabra como 'donas'; entenda como funciona cooperativa
Nutrilê, indústria de laticínios na Paraíba (Foto: Divulgação/Coopac)

Conforme destaca o gerente regional do Sebrae-PB em Araruna, Marcílio Santos, a nova unidade de produção vai contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Curimataú, beneficiando não só Casserengue, mas municípios do entorno.

“Estamos falando de uma unidade bastante moderna, que já nasce como uma empresa grande, com capacidade de produzir até dez mil litros de leite por dia. É um espaço que irá impactar bastante a economia da região, empregando 15 pessoas em chão de fábrica, mas que poderá beneficiar até 200 produtores. Além disso, já começa suas atividades com a segurança de poder entregar a sua produção para 32 escolas do Curimataú e do Brejo. Então, é um empreendimento que surge com uma perspectiva enorme de sucesso”, pontuou o gerente.

Os donos da Nutrilê

Bruna Lima, de 22 anos, faz parte de uma das famílias cooperadas. Ela já criava cabras soltas, atividade que aprendeu com o pai, mas só veio trabalhar com cabras leiteiras depois da cooperativa.

Tenho aprendido muitas coisas que antes eu não sabia. Isso tem aberto muitas oportunidades para minha família. Está nos ajudando a ter uma renda melhor para sustentar nossa casa”, enfatiza.

Nova indústria de laticínios na PB tem 79 famílias de criadores de cabra como 'donas'; entenda como funciona cooperativa
Famílias atuam na caprinoovinocultura. (Foto: Divulgação/Coopac)

Seu Pêu, de 47 anos, que mora no Assentamento Poço Verde há 10 anos, tem a produção do leite como a principal fonte de renda. “Foi um grande benefício conseguirmos essa terra, esse lote aqui. Se não fosse isso, não teríamos condições de criar cabras, não teríamos como progredir e ganhar nosso sustento diário”, declara.

O objetivo da Coopac é contribuir para o desenvolvimento social, produtivo e econômico do território, melhorando a qualidade de vida no campo e reduzindo o êxodo rural.

O que é o cooperativismo?

De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), as cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, formadas por pessoas com interesses em comum em uma atividade econômica.

Em uma cooperativa, todos os membros participam ativamente na tomada de decisões e os representantes da organização são eleitos por todos os cooperados.

Atualmente no Brasil existem sete ramos do cooperativismo. Um deles é o agropecuário, atuando na produção, armazenamento e industrialização por um grupo de pessoas. No ramo da caprinocultura, a Nutrilê é uma indústria de laticínios, com foco na produção de queijos, iogurtes, manteiga e outros derivados do leite de cabra.