Juro no BNB será de 2,5% ao ano

Anúncio da redução de juros no BNB, foi feita pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega, durante posse do novo presidente da instituição.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega anunciou, ontem, redução na taxa de juros do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), durante posse do novo presidente do banco, o catarinense Ary Joel Lanzarin, em Fortaleza. Segundo o ministro, a taxa para operações financeiras do banco será de 2,5% ao ano. O número é o menor da história da instituição financeira, que em 60 anos nunca operou esta tarifa, conforme o ministro. "De 2003 até hoje, o BNB multiplicou em dez vezes o valor financiado para seus clientes. A partir de agora, vamos cobrar metas mais ambiciosas.

E para isso ser possível, estamos reduzindo a taxa de juros para a mais baixa ao longo de sua história de 60 anos".

Além da nova taxa de juros, Mantega ainda anunciou a redução das taxas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). "A taxa mínima passa de 3,75% para 3,5% ao ano, já a máxima cai de 10% para 8% ao ano", afirmou Mantega e também antecipou sobre o recuo do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que caiu de 6,5% para 5% ao ano.

POSSE DE LANZARIN
O novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é o catarinense Aryel Joel de Abreu Lanzarin. Lanzarin foi político quando perguntado sobre prováveis mudanças na diretoria face os últimos acontecimentos e denúncias de irregularidades em operações do banco. "Todos os diretores estão aqui do meu lado. Estamos unidos, não haverá mudanças", afirmou.

Para cumprir sua meta anual de aplicações, que é de R$ 22 bilhões, o Banco do Nordeste deve contratar R$ 1,8 bilhão por mês até o final do ano, para o qual restam apenas 74 dias úteis. “Este desafio será cumprido com a cooperação do corpo funcional, o ativo mais valioso da organização”, afirmou o novo presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel, em seu discurso de posse, que aconteceu ontem, na sede da instituição em Fortaleza.

Lanzarin fez um discurso focado nos números do banco e nas metas a atingir ainda neste ano. "Tenho plena consciência das responsabilidades que agora assumo. A exata medida da importância da missão que me foi entregue", contou, destacando os objetivos. "Restam 74 dias para atingirmos nossas metas.

Estou determinado a alavancar o crédito em todos o segmentos, todos os setores e todos os portes, otimizar a estrutura de custos e melhorar a eficência operacional, visando reduzir os juros para o tomador final do crédito comercial", apontou Lanzarin.