Maioria dos turistas que visita o litoral paraibano vem do Nordeste

Dados da Fecomércio-PB mostram ainda que a maior parte dos visitantes ganha até 7 salários mínimos, é funcionário público ou atua em empresa privada  

A maioria do turista que vem ao litoral paraibano reside no Nordeste (46,85%), ganha até sete salários mínimos (42,24%),   é funcionário público ou atua em empresa privada (54,19%). Esse é o perfil do visitante traçado na Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, divulgada ontem(29) pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP-PB).  

O levantamento ainda mostrou que 73,27% dos turistas costumam realizar as refeições nos bares e restaurantes da Grande João Pessoa. Grande parte desse público é do sexo feminino (51,15%) e 94,93% do total de  turistas pretendem retornar à Paraíba. “No entanto, a maioria dos turistas frequentam apenas os estabelecimentos situados nas principais ruas da orla por questões como segurança e falta de infraestrutura das calçadas. É preciso ampliar essa rota do turismo para que demais bares e restaurantes também sejam beneficiados”, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB), Paulo Amaral.

Em relação aos meios de hospedagem, a maioria optou pela rede hoteleira (49,01% dos entrevistados) incluindo as escolhas por hotel, pousada, hostel e flat, sendo que 28,42% se hospedaram em hotéis e 13,21% optaram pelas pousadas. Bem próximo ao número da rede hoteleira, a casa de amigos ou parentes foi responsável por hospedar 44,39% dos turistas. A maior parte dos visitantes (46,24%) veio à Região Metropolitana de JP acompanhado pela família, enquanto 35,18% vieram sozinhos; 16,28% em grupos e 2,30% acompanharam alguma excursão. Entre as praias mais visitadas estão Tambaú (78,17%), Cabo Branco (74,16%), Bessa (44,94%) e Coqueirinho (43,98%). 

saiba mais

A Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa foi realizada no período de 26 de dezembro a 15 de janeiro, sendo levantada uma amostra de 651 turistas, consultados de forma aleatória, em diversos pontos da Região Metropolitana de JP