Mercado prevê desaceleração no próximo ano

Apesar da força que o Nordeste vem apresentando nos últimos anos, alguns profissionais do ramo acreditam em uma possível desaceleração do mercado em 2013.

Apesar da força que o Nordeste vem apresentando nos últimos anos, alguns profissionais do ramo acreditam em uma possível desaceleração do mercado em 2013.

“Sob uma visão macroeconômica, deve haver uma redução do consumo no ano que vem. O endividamento está alto no Brasil e muitos dos consumidores já compraram o suficiente nesses anos, por isso o mercado deve se estabilizar. É importante lembrar, porém, que eu não acredito em uma queda das vendas, mas sim em um crescimento mais discreto do que nos últimos anos”, opinou Klein, estimando um crescimento anual de 2% a partir de 2013. Já para o gerente comercial da marca Democrata, Marcelo Paludetto, a saída para driblar esse possível esfriamento do mercado está na busca por novos públicos. “A Democrata tem como meta crescer tanto no Brasil como no mercado externo e, para isso, está sempre buscando atuar em novos nichos, trazendo agora um estilo mais jovem sem abrir mão dos produtos clássicos que sempre ofereceu”, declarou.

A marca Fila, no entanto, aposta que a linha esportiva pode passar ilesa à desaceleração prevista para os próximos anos. O supervisor comercial da marca, Milton Urnau, estima em 20% o incremento das vendas da empresa no próximo semestre graças à Feira Zero Grau.