Como o segmento de moda está se preparando para a Black Friday?

Expectativa do setor continua otimista, com as vendas do primeiro semestre do ano totalizando R$ 53,4 bilhões e 67% das pessoas pretendendo aproveitar as promoções do evento.

Vendas do varejo sofrem aumento. Foto: Divulgação

A nova edição do relatório webshopers, considerado o mais importante levantamento sobre o e-commerce no Brasil, revelou que o crescimento do e-commerce no país segue em ritmo acelerado, com o faturamento do primeiro semestre de 2021 atingindo R$ 53,4 bilhões, o maior da história para os seis primeiros meses do ano e 31% maior do que o mesmo período de 2020.

Após quase dois anos de pandemia, com o consumidor muito mais acostumado com as novas práticas, o relatório aponta que 67% das pessoas pretendem aproveitar as promoções da Black Friday.

E, dentro desse cenário de otimismo e de crescimento, o segmento de vestuário segue em alta, entre os três primeiros setores com maior intenção de aumento de consumo, de acordo com a pesquisa da Behub.

Como construir um diferencial e se destacar?

Estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor é essencial para construir um diferencial no mercado.

Seja pelo engajamento em redes sociais, utilizando estratégia de marketing e live commerce, seja na logística reversa da troca de produtos, é preciso pensar sempre na experiência do cliente.

Nesse sentido, é importante fazer pesquisas para conhecer melhor os clientes, a fim de reduzir o esforço de vendas por meio de melhorias de processo, fidelizando seu público e fornecendo uma melhor experiência para o cliente.

Como conseguir maior visibilidade para os produtos?

Para conseguir mais visibilidade para os produtos à venda nos marketplaces, é preciso estar atento ao cadastro: título, imagem, descrição e estoque são pontos cruciais no anúncio.

Quanto mais informações detalhadas do produto forem disponibilizadas, melhor o mecanismo de busca vai identificar a relação dele com o produto que o consumidor está buscando.

Consequentemente, o anúncio será apresentado primeiro nos resultados.

A composição de kits também é uma boa aposta para os marketplaces. Assim, é possível aumentar a conversão de vendas, já que o consumidor consegue enxergar vantagem não só no preço do produto, mas também em relação ao custo do frete.

Case de sucesso

Henrique Mesquita, Gerente Comercial da B2 Online, uma loja de tênis e materiais esportivos presente em todos os marketplaces do Brasil e com forte atuação no e-commerce próprio, explica que as coisas começaram a melhorar quando a empresa percebeu que não vendia produtos, mas sim um serviço, e passou a priorizar o envio rápido, sem quebras de estoque e com um atendimento diferenciado.

“É fundamental não só criar anúncios que agreguem valor para o cliente e permitam que ele identifique as principais características do produto com facilidade, mas também trabalhar com a criação de kits.

Costumamos dar um kit de meia para os clientes, o que oferece uma experiência um pouco melhor do que simplesmente entregar o tênis. Temos identificado que essa prática tem feito bastante diferença no dia a dia”, explica Henrique.

“Assim que começamos a utilizar a plataforma do ANYMARKET, notamos a facilidade de controlar os anúncios em cada marketplace de forma centralizada, porém com a facilidade de personalização do anúncio e da precificação de acordo com a comissão de cada lugar.

Trocamos um processo complicado e demorado por um processo muito mais rápido e fácil de entender”, garante o executivo.

“Toda essa facilidade de estar em vários marketplaces nos ajudou a crescer 110% de 2018 para 2019, 77% de 2019 para 2020 e a expectativa é crescer outros 40% este ano. Consideramos que o mercado é praticamente um embrião no Brasil e ainda tem muito o que crescer”, prevê Henrique.

“Nós trabalhamos com uma média de expedição/mês de 15 mil itens. A gente começa a se preparar para a Black Friday sempre pensando em atender pelo menos o dobro de pedidos.

É importante se preparar bem, porque realmente o volume dobra. Sempre investimos na parte estrutural e em sistemas de contingência (sempre com um computador a mais para se der algum problema já ter outro), equipes de plantão, com rodízios e horários estendidos para a Black, e uma força tarefa 24 horas por dia na última semana”, aconselha ele.

Sobre o ANYMARKET:

O ANYMARKET é uma plataforma de integração com marketplaces, criada e desenvolvida pelo DB1 Group para atender ao universo de e-commerce.

Possui mais de 2.000 clientes ativos entre eles Electrolux, Netshoes, Levi’s, Saraiva, Technos, Lacoste, Pneustore, Marabraz, Angeloni, Acer entre outras.

Considerado o hub dos grandes players, a plataforma atende empresas com venda on-line que precisam de uma operação simples, ágil e centralizada para atuar em marketplaces.