Estudante paraibano abre consultoria para intercâmbios

Experiência é valiosa para alunos do Ensino Médio.

Embora muitos países ainda mantenham restrições a viajantes brasileiros, realizar um intercâmbio continua sendo uma opção vantajosa para estudantes. De acordo com a Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil, em 2019 foram 460 mil alunos brasileiros investindo na educação internacional. A expectativa é que, em 2021, ao menos uma parcela desses estudantes voltem a viajar. A experiência é especialmente valiosa para o aluno de Ensino Médio, ao permitir o primeiro contato com o ambiente universitário em instituições renomadas no exterior.

A busca por melhores perspectivas profissionais foi justamente o que motivou Eduardo Beltrão, de 17 anos. Recém formado no Ensino Médio do ISO, o estudante conseguiu uma bolsa de intercâmbio na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em Portugal. “Acho que há uma necessidade de internacionalização de nossa educação e adequação aos parâmetros globais de qualidade”, avalia Eduardo, que embarca para o Porto no segundo semestre.

A experiência do intercâmbio nem começou e já lhe rendeu oportunidades: em conjunto com um amigo, ele fundou em João Pessoa uma consultoria especializada em ajudar jovens alunos brasileiros que desejam estudar fora. “Durante todo o meu processo de aplicação, tive auxílio com documentação, mentoria e diálogo com as faculdades por parte do ISO, mas sei que nem todos têm essa oportunidade”, diz Eduardo.

“Quero usar minha experiência para que mais alunos na Paraíba tenham a mesma chance”, acrescenta.“Estamos em diálogo com algumas universidades e as perspectivas são positivas. Há inúmeras possibilidades de países, algumas delas ainda pouco exploradas, e queremos oferecer esse portfólio aos nossos estudantes”, conclui.

Estudante paraibano abre consultoria para intercâmbios