MPEs têm fiador para empréstimo

Sociedade de Garantia de Crédito foi criada para dar apoio às Micro e Pequenas Empresas sem acesso a financiamentos.

Criada para dar apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que embora tenham ideias inovadoras não conseguem ter acesso a financiamentos com facilidade, a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) iniciou ontem as suas atividades em Campina Grande. Em solenidade realizada na noite de ontem no Centro de Convenções do Garden Hotel, a GarantiParaíba, nona unidade da SGC, assinou seus primeiros contratos com instituições financeiras parceiras e liberou cerca de R$ 131 mil em crédito.

O processo para essa liberação teve início em novembro, quando micro e pequenos empresários de Campina Grande entregaram projetos de empreendimentos solicitando a emissão das primeiras cartas da GarantiParaíba. Depois da solicitação houve uma análise da SGC para escolher e emitir esses créditos.

Além do início das atividades da GarantiParaíba, também foi realizado no evento de ontem o 4º Encontro com os Dirigentes das Sociedades de Garantia de Crédito Brasileiras. Na ocasião, a evolução desse tipo de sociedade foi o tema abordado pelo gestor nacional do Sebrae do projeto SGC, Weniston Abreu.

Para a gestora do projeto da SGC, da Unidade de Atendimento Individual (UAI) do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo, o evento foi uma excelente oportunidade para debater o assunto com especialistas de países como Argentina, Alemanha, entre outros. "São oportunidades imperdíveis para os empresários se capacitarem".

Já o atual diretor executivo da Sociedade, Luiz Carlos Ferreira, disse que o perfil do empresário que sempre atuará com o SGC será o que tiver um projeto viável. "Economicamente viável e uma ficha cadastral sem restrições", emendou. Para ter acesso à GarantiParaíba o empresário deve entrar em contato com a instituição pelo telefone 3343-1298.