Natal será exigente e criterioso

Consumidor paraibano está mais exigente, quer melhor atendimento e mais qualidade nos produtos.

O consumidor paraibano está mais exigente, quer melhor atendimento e mais qualidade nos produtos. Calçados mais confortáveis, decorações importadas e eletrônicos da última geração estão entre as apostas dos lojistas para elevar as vendas neste Natal. O comércio começou a se mexer para atender à demanda, e o cliente, por sua vez, comemora.

“No caso do nosso segmento [decorações], as pessoas querem mesmo é um produto durável e belo, elas pagam por qualidade. Por isso investimos na mercadoria importada, com tons monocromáticos – que é uma tendência para este ano – e deveremos ter um crescimento de 20% nas vendas sobre o ano anterior”, comentou a empresária da Chinesinha, Kiang Mei Chi.

Segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep), os eletrônicos estão entre os produtos mais citados para presentear no Natal deste ano e, do total de 14,49% das intenções, 39,22% vão comprar smartphones e 33,33%, notebooks. Para atender a este público, o Grupo Herval trouxe para o Manaíra Shopping a loja de produtos Apple, Iplace.

Para o consultor de varejo Jairo Pontes, a chegada de empresas ‘antenadas’ torna o setor mais competitivo para as festas deste ano.

“O Brasil tem chamado muito à atenção de varejistas internacionais, principalmente pelo tamanho de seu mercado. Nesse aspecto, o Nordeste tem sido escolhido como porta de entrada e/ou expansão de grandes redes. A população é carente desses produtos, mas possui uma renda em ascensão, por isso é um mercado com bom potencial”, explicou.

E, conforme o gerente de compras da Iplace, Matheus Mundstock, os empresários da loja levaram em conta esta potencialidade. “Desde o início do ano, o grupo vem estudando os diferentes mercados brasileiros e as suas demandas por produtos Apple para abertura de novas lojas. Pela potencialidade de consumo, a empresa decidiu por abrir lojas nas regiões Norte e Nordeste. Este período do Natal é importante, pois é a época para reforçar a marca no mercado de João Pessoa”, afirmou.

Além da loja pessoense, a Iplace – que contabiliza 24 lojas no país – inaugurou uma unidade em Manaus e até o final de dezembro deste ano, abrirá outras em Fortaleza, Belém e Natal.

ESCOLHAS
O consultor Jairo Pontes diz que apesar da expectativa em produtos com maior valor agregado, os varejistas que apostaram em produtos com menores preços terão mais chances de sucesso. “Os lojistas do comércio no Estado precisarão se esforçar para equilibrar duas grandezas: o preço e a qualidade. Com o aumento da cotação do dólar e do grau de endividamento da população, a procura dos consumidores se dará por produtos com preços mais em conta”, explicou.

De acordo com a proprietária da fabricante de artigos de couro Karmélia, Goretti Alencar, o objetivo da marca neste ano foi melhorar sua matéria-prima.

“Já temos um preço acessível, então investimos na melhoria do solado, num couro especial, melhoramos o maquinário e lançamos a linha ‘confort’, com sandálias mais confortáveis. Esperamos um crescimento de 20%”, estimou.

Ainda conforme o levantamento do Ifep, 80,37% dos pessoenses afirmaram que vão fazer compras neste Natal e 70,17% destas serão realizadas nos shopping centers da região metropolitana de João Pessoa.

“O varejo de rua a cada ano perde mais espaço para os shoppings em virtude de aspectos como climatização, segurança, estacionamento, comodidade e mix de lojas. Nesse sentido, existem algumas experiências em transformar alguns centros comerciais em ‘shoppings a céu aberto’ onde são incorporados alguns conceitos do shopping center [segurança e comodidade]”, comentou Jairo.