Nível de estoque da indústria cai

Quantidade de veículos acumulados nos pátios das revendas e fábricas,  foram reduzidas com a retomada das vendas em junho.

A retomada das vendas de veículos no mês de junho ajudou a reduzir o nível de estoque no setor. No mês passado, as unidades acumuladas nos pátios de revendas e fábricas eram suficientes para 29 dias de vendas – em maio eram 43 dias, segundo informou a Agência Brasil.

O desempenho do setor foi impulsionado pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que elevou as vendas em junho para o segundo maior nível da história.

Já a produção ficou negativa no mês e fechou com forte recuo no semestre, de 9,4% ante o mesmo período de 2011. Para a Anfavea (associação das montadoras), a queda no mês passado está relacionada ao menor número dias úteis e a uma demora natural para que as medidas de estímulo impactem a atividade nas fábricas.

A média diária de produção em junho mostra um avanço de 7,2% em relação a maio. O número, contundo, é 3% inferior na comparação com o mesmo mês de 2011. "Teoricamente, com a média diária, você já está com bom equilíbrio de capacidade produtiva. Tudo leva a crer que sim, haverá uma variação positiva na produção [nos próximos meses]. Pelos fornecedores que tenho conversado, o sinal é de que isso vai acontecer para carros", afirmou o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini.