O Aeroporto Internacional Castro Pinto, de João Pessoa, ganhou mudanças e passou por reformas. Nesta sexta-feira (8), as mudanças foram apresentadas à imprensa. O Jornal da Paraíba listou o que mudou no Aeroporto de João Pessoa após as obras.
De acordo com a Aena, empresa espanhola que administra o aeroporto desde 2020, o lugar passa a ter 80% a mais de capacidade operacional com as mudanças.
Entre as novidades, estão mais opções de lojas, uma ampliação do pátio das aeronaves, uma nova área para voos internacionais no terminal de passageiros, entre outras adequações.
O que mudou no Aeroporto de João Pessoa?
- Aeroporto de João Pessoa ganhou dois fingers;
- Também ganhou o dobro do espaço nas salas de embarque e desembarque;
- Pátio de aeronaves foi ampliado em 11 mil m² e recebeu três novas posições para parada de aviões, um incremento de 60% no número de voos simultâneos;
- Novos sistemas e equipamentos automatizam processos de embarque e desembarque;
- Mais opções de lojas, serviços, restaurantes. O aumento foi de quatro para dez lojas;
- Nova sala VIP;
- Terminal de passageiros agora conta com uma nova área para voos internacionais.
A Aena informou que a sala VIP, nova no local, vai ser um serviço pago, que os passageiros interessados vão poder utilizar. Além disso, anteriormente, a quantidade de lojas era quatro, ampliadas para 10, entre estabelecimentos comerciais e lojas de varejo.
O contrato de concessão entre a Aena e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi firmado em 2020, quando ficou definido a concessão do local para empresa pública de aviação espanhola pelos próximos 30 anos.
As mudanças feitas pela empresa são parte do contrato de concessão que foi firmado e estabelece melhorias contínuas em relação a estrutura do aeroporto. A Aena informou ao Jornal da Paraíba que esse cronograma de obras foi “encerrado” com as mudanças divulgadas nesta sexta-feira (8).
Anac-Aena: novo, bonito e funcional Aeroporto Internacional Castro Pinto de João Pessoa. A parte física está pronta e parece que acabada. Já a parte operacional-funcional precisa ser adequada a essas novas mudanças: 1) O desembarque melhorou muito, agora são dois fingers, acessos ampliados para acho que 3 esteiras, espaços amplos e banheiros confortáveis + ponto de taxi, precisa de fiscalização contra os “taxistas’ PIRATAS; 2) O setor de embarque dá impressão que aumentou de tamanho. Não estou seguro se os guichês das Cias. Aéreas, também cresceu.Tenho certeza, desanimado, de que tais Guichets continuam abrindo só algumas horas antes dos embarques, o que PODE atrasar as decolagens – filha minha com sua filha de 5 anos, tiveram de esperar, DENTRO do avião !, 45 minutos pela saída do vôo 2108-Gôl com destino a Brasília. Inaceitável, cadê a fiscalização IN LOCU da ANAC ?. Por falar na GÔL, faço questão de comunicar que os atrasos se dão também em vôos BSB-SP-BSB, segundo amigos meus me relataram ; 3) os espaços de espera p/ embarque melhoraram 100% = conveniências, banheiros , acomodações, sinalizações, etc, etc.
Saúdo a grande reforma do Castro Pinto, como preditora do breve aumento do Turismo em Jampa, principalmente em função da próxima inauguração do fabuloso Polo Cabo Branco, com seus resortões 5 estrelas, um deles o TAUÁ com seus 1.100 apês e Parque Aquático INDOOR, mais o Surf Beache Hotel com piscinas de ondas de 3 a 5 mts de altura para a prática do Surfe . E muchas otras cositas más. Torço até para que a espanhola AENA, Administradora por 30 anos do Aeroporto Castro Pinto, PARTICIPE, junto aos turistas de Espanha,em algum momento, direta ou indiretamente, do incremento do turismo pessoense.
Muitos leitores do JPB já sabem do meu fervor especial pelo TURISMO da Paraiba é que sou paraibano PRINCESENSE, morador em Brasília
e Avaliador top, no DF, da americana TRIPADVISOR, o maior site de viagens do mundo, a caminho de 5000 avaliações (boa parte sobre Jampa) e de cinco milhões de leitores. As vezes até dando uma de prospector turístico pró Paraíba: 1) caso do Grupo Tauá, em contrução, no Polo Cabo Branco Branco,enviando-lhes todos os manuais da CINEP, quando soube de que eles pensavam em se instalarem em Porto de Galinhas-PE; 2)na condição de assinante DIGITAL dos maiores jornais do mundo, sempre que abre uma brecha, envio-lhes vídeos e textos sobre as atrações e atrativos turísticos do Nordeste, acho que emplacando em alguns deles, v.g., NYTimes (Lençóis Maranhenses, Mata Atlântica, Brasília)-52 Destinos Turísticos Anuais, etc,eta
A crítica do Marcelo Elias pode até estar correta, o único erro cometido é a matéria do Marcelo como também a do JP-PB em afirmar que o aeroporto pertença a João Pessoa onde na verdade pertence ao município de Santa Rita, município este do Estado da Paraiba e adjacente a João Pessoa, capital do Estado. Até onde sei a única Estação Aeroportuária que João Pessoa possuia era um aeroclube localizado no bairro de Manaira da capital, mas mesmo assim a prefeitura do município fez o “favor ” de extinguir! Agora querer desmerecer ou anular a opção Aeroportuária do município de Sta. Rita em prol da capital é assumir uma subserviência amoral com fins financeiros ou bajulatorios a uma força política- empresarial majoritária da Capital.