Paraíba apresenta alta de 2,5% no volume de vendas do comércio

Estado apresentou melhor taxa do comércio no mês de junho em relação a todo o país. Apenas quatro estados registraram taxas positivas.

Foto: Divulgação

Em junho de 2022, o volume de vendas do comércio varejista subiu 2,5%, frente a maio, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, não houve variação. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a taxa positiva, a Paraíba se apresenta como melhor cenário do país. Diante todos os estados, apenas quatro apresentaram taxas positivas, com destaque, além da Paraíba, para Tocantins (1,0%) e Maranhão (0,4%).

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a Paraíba também apresentou aumento no volume de vendas do comércio, com uma taxa de 3,9%.

No país, as vendas do comércio caíram 1,4% em junho, na comparação com maio, no pior resultado em 6 meses. Na comparação com junho do ano passado, o recuo foi menor, de 0,3%.

A queda de 1,4% no volume de vendas do varejo, em junho de 2022, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada por sete das oito atividades: Tecidos, vestuário e calçados (-5,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-1,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,3%), Combustíveis e lubrificantes (-1,1%), Móveis e eletrodomésticos (-0,7%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%).