Paraíba ganha destaque no turismo rural

Culinária típica e trilhas ecológicas são algumas dos atrativos pra quem quer aproveitar excelentes passeios sem sair de dentro do estado.

Você já pensou em tirar férias no campo? Visitar paisagens cinematográficas, desfrutar da culinária típica, percorrer trilhas ecológicas… Tudo isso é possível sem sair de dentro estado. Só na região do Brejo, a Paraíba oferece mais de 40 atividades para turistas e visitantes. Duvida? Então fique sabendo que o estado paraibano é o 4º do Nordeste com maior número de produtos e roteiros do turismo rural.

Para quem gosta de história, a viagem pode ser aproveitada para conhecer um pouco mais do passado. Com fortes influências do período colonial, os municípios de Areia e Alagoa Grande ainda guardam os resquícios da Civilização do Açúcar. A região foi um dos mais importantes centros produtores de cana do Brasil colônia. Prédios antigos, museus e engenhos podem ser visitados e garantem um bom passeio cultural.

E por falar em cultura, a cidade de Cabaceiras, no Cariri, é conhecida como a Hollywood paraibana. O município ganhou fama por servir de cenário para filmes como Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, e O Auto da Compadecida, de Guel Arraes. Além de território das artes, Cabaceiras também apresenta grande beleza natural. Um dos passeios mais procurados é o Lajedo do Pai Mateus, uma região mística formada por cristas de rochas e cercada por lendas. O lugar também funciona como um sítio arqueológico, onde podem ser encontrados fósseis de animais pré-históricos.

Além da região do Brejo, a Paraíba apresenta outros exemplos de produtos turísticos, como o Rancho do Caju, localizado na cidade de Puxinanã, na região da Borborema; e a Casa de Cumpade, no distrito de Galante, em Campina Grande.