Paraíba registra segundo maior crescimento no varejo do país em julho, aponta IBGE

Estado ficou atrás apenas do Espírito Santo (3,3%). Pesquisa aponta alta nos indicadores volume e receita. Já no varejo ampliado, a Paraíba registrou os maiores avanços do país.

O volume de vendas no comércio varejista paraibano de julho registrou alta de 2,4% em comparação com o mês de junho, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (15), pelo IBGE. A Paraíba ficou atrás apenas do Espírito Santo (3,3%) e acima e da média brasileira (0,7%).

Em relação a receita nominal de vendas do setor paraibano, teve aumento de 2,8%, sendo superior à média nacional (0,8%).

De acordo com a pesquisa, o comércio varejista na Paraíba teve aumento no volume (1,9%) e na receita (2,8%), em comparação com o mesmo período de 2022.

Em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, a Paraíba registrou os maiores avanços do país no volume de vendas (15%) e na receita nominal do setor (18,1%). Os dois indicadores ficaram
acima das médias brasileiras, sendo volume (1,63%) e receita (7,5%).

Varejo ampliado

Já no varejo ampliado, a Paraíba registrou os maiores avanços do país no volume de vendas (4,9%) e na receita nominal do setor (5,5%). Os dois indicadores ficaram acima das médias brasileiras, de –0,3% e 0,2%, respectivamente.

O varejo ampliado também apresentou resultado positivo no acumulado de 12 meses, com variações de 13,1% no volume e de 18% na receita, em relação ao ano de 2022.