Paraíba tem mais de 258 mil empreendedores: ‘Não dá pra dizer que é fácil, mas vale muito a pena’

Empreendedorismo é tema do programa Paraíba Comunidade deste domingo (23) nas TVs Cabo Branco e Paraíba.

Jovem empreendedora começou a idealizar a empresa, trabalhando em casa. (Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco)

Mais de 258 mil negócios registrados na Paraíba são de empreendedores. Entre eles está Letícia Cruchi. A jovem empreendedora da área de estética, começou a idealizar a empresa atendendo em casa.  Letícia começou a trabalhar com maquiagem e depois passou a atuar com design de sobrancelhas.

Empreendedorismo é tema do programa Paraíba Comunidade deste domingo (23) nas TVs Cabo Branco e Paraíba.

A vontade de trabalhar na área de estética surgiu em 2016 quando Letícia estava com uma autoestima ruim e foi pra uma esteticista que conseguiu devolver o brilho dela. “Quero deixar as pessoas tão bem quanto ela me deixou”, conta a jovem.

Como já tinha muita maquiagem em casa, a jovem não precisou de tanto recurso financeiro no início para começar a trabalhar. Com o dinheiro dos trabalhos com maquiagem e design de sobrancelhas, ela investiu em um curso de limpeza de pele em 2019 para se profissionalizar.

Letícia nunca teve carteira assinada e sempre foi sua própria patroa. A empreendedora entende que para cuidar da própria empresa é necessário desenvolver outras competências além da atividade principal, como gestão, marketing, mídias sociais. “Não dá pra dizer que é fácil. É custoso, é trabalhoso, é cansativo, mas vale muito a pena”, garante Cruchi.

Os pequenos negócios foram responsáveis por quase um milhão de vagas de trabalho nos primeiros seis meses de 2022 e são as micro e pequenas empresas que seguem gerando novos postos de trabalho no Brasil.

A analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, explica que não é só ter conhecimento sobre a atividade principal, é preciso se atualizar e entender de outras questões importantes para gerir um negócio, como gestão financeira e marketing. O Sebrae oferece atividades presenciais e a distância, como palestras, seminários, consultorias, diagnóstico de negócios. Boa parte dos serviços são de forma gratuita e outros, como a consultoria, o empreendedor paga uma parte e o Sebrae outra.

De acordo com Paulo Alves Júnior, especialista em consultoria empresarial, é importante entender o ambiente digital. Apesar do atendimento ser online, não esquecer que é uma pessoa do outro lado. “Um pequeno detalhe faz diferença”, explica o especialista ao exemplificar com empresas que mandam bilhetes escritos à mão após a compra de um produto.