Paraíba vai receber mais de 1 milhão de turistas durante o verão

Segundo a estimativa da PBTur, esses turistas devem gerar uma receita de quase R$ 590 milhões. Maior parte dos visitantes deve ficar concentrada em João Pessoa.

A Paraíba deve receber mais de 1 milhão de turistas no período de dezembro deste ano até março de 2015. Deste total, mais de 65% devem visitar João Pessoa. A estimativa da Coordenadoria de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com base nos dados apontados pelo método da Taxa Geométrica dos últimos quatro anos, é que esse contingente de pessoas deve deixar na economia paraibana no período quase R$ 590 milhões. Esse montante será gasto em hotelaria, comércio, bares, restaurantes e transportes, entre outros segmentos.

Outro dado revelado pela PBTur é que o número de turistas que deverão vir à Paraíba no período de alta estação representará um aumento superior a 5% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é de que janeiro seja o mês com maior concentração de turistas, em especial, na capital paraibana, quando se busca sol e mar. Segundo o Ministério do Turismo (MTur), esses são os principais apelos turísticos do Nordeste e que confirmam a intenção de viagem dos brasileiros rumo às praias da região.

A estimativa da PBTur é de que no período de dezembro de 2014 a março do próximo ano, a rede hoteleira paraibana mantenha uma média de ocupação superior a 75%. O pico de ocupação, segundo a Coordenadoria de Estatística, será em janeiro, com uma média de 86,92% de ocupação nos hotéis da grande João Pessoa. Em março, esse percentual será de 73,77%. Na rede hoteleira da Paraíba, a média de ocupação será de 67,85%, com pique de ocupação ocorrendo em janeiro de 2015, com uma média de 76,33%.

“Os dados revelam que a Paraíba está nas prateleiras das operadoras e agências de turismo do Brasil e do exterior, e que passa a ser conhecida como um excelente destino de férias para as famílias”, pontua a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

No período de férias, a PBTur, segundo Ruth Avelino, estará pesquisando a procedência dos turistas para poder confirmar também o crescimento da presença de visitantes de Estados como São Paulo, Minas Gerais e Brasília, além de argentinos, portugueses e americanos. A presença de turistas da própria região é natural, na opinião da dirigente, e tem crescido bastante, mas, de acordo com ela, é necessário mensurar a quantidade de turistas de outras regiões, para que seja elaborada de forma mais concreta a estratégia de atuação para os próximos anos.

Nordeste é preferência

O Ministério do Turismo divulgou um levantamento que aponta o Nordeste como líder na preferência nacional para as viagens de férias e fim de ano. De acordo com o órgão, oito em cada dez brasileiros entrevistados pretendem viajar dentro do país nos próximos seis meses e quase metade deles (46%) apontam a região como destino favorito.