Personalização pode custar R$ 500 mil

Empresas devem informar ainda se podem operar um domínio na rede sozinhas ou se precisam de suporte técnico.

As grandes empresas que querem competir na área de registros de domínios na internet ou obter um endereço com o sufixo personalizado já podem enviar o pedido à Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann) desde o último dia 12 – prazo vai até 29 de março. A corporação coordena o registro de nomes e domínios da internet em todo o mundo e, segundo as novas normas, as empresas interessadas em registrar um domínio de raiz, ou ‘domínio personalizado’, podem criar um sufixo que denomine a própria empresa ou a que ramo ela pertence. O investimento para solicitar o serviço é de US$ 185 mil dólares e pode chegar até US$ 370 mil, ultrapassando os R$ 500 mil.

“Espera-se que os sufixos concedidos entrem em atividade em 2013”, alerta nota do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A lista dos sufixos deve ser divulgada em maio. 

De acordo com o diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko, a criação de sufixos é para quem deseja competir na chamada raiz da internet, onde são registrados os domínios, como por exemplo, as terminações .com, .br, .net. Demi explicou que nas propostas encaminhadas à corporação deve constar se a empresa tem condições de operar o domínio sozinha ou se precisa de uma empresa suporte.