Petrobrás inicia perfuração de poço de petróelo em Santa Helena

Segundo assessoria da Petrobras, o início da perfuração ainda não quer dizer que o petróleo extraído desse poço seja comercial.

Da Redação

Com início do levantamento sísmico da região ainda em 2009, a Petrobras começou na última quinta-feira (23) a perfuração do primeiro poço de petróleo no Estado. Na comunidade Melancias em Santa Helena, no sertão paraibano, estão instalados uma sonda de perfuração e containers para alojamento dos cerca de 40 trabalhadores especializados.

Segundo assessoria da petrobrás no Rio Grande do Norte, Estado sede da equipe responsável pela extração na Paraíba, ainda não é possível fazer projeções sobre o prazo e previsão sobre a extração do primeiro barril de petróleo saído paraibano. Ainda segundo eles, o início das perfurações não significa que o petróleo que seja extraído vai ser comercializável.

O índice de sucesso exploratório da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará está em 20 %. A profundidade final prevista para o poço é de 900 metros. E nesta fase da perfuração os dados obtidos não são suficientes para divulgação de qualquer informação sobre a qualidade do petróleo que poderá ser extraído.

A sonda de perfuração utilizada é de propriedade da Petrobras e os postos de trabalho são ocupados por empregados próprios da empresa e de outras prestadoras de serviço.