Procon notifica TIM por pane na Paraíba

Operadora foi notificada por uma pane que deixou clientes em várias cidades do Nordeste sem ter como utilizar nenhum serviço oferecido.

Clientes da operadora Tim ficaram sem sinal durante toda a manhã e parte da tarde de ontem, mais uma vez, em várias cidades do Nordeste. Na Paraíba, a pane afetou praticamente todo o Estado, causando transtornos para os consumidores que ficaram sem poder fazer ou receber ligações, enviar ou receber mensagens de texto, nem utilizar o pacote de dados.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a operadora informou que alguns de seus clientes na Paraíba enfrentaram dificuldades temporárias em razão de falha em equipamentos. A Tim afirmou que equipes técnicas da companhia trabalharam para a normalização dos serviços, que passaram a operar regularmente no final da tarde.

O diretor do Procon-PB, Marcos Santos, informou que a empresa já foi notificada pela pane. Relatos de clientes da operadora durante todo o dia de ontem indicaram que o problema gerou problemas para milhares de pessoas. A empresa tem um prazo para apresentar sua defesa e caso não dê uma justificativa plausível poderá ser multada.

A secretária Janaíra Souza disse que ficou todo o dia sem conseguir sinal para efetuar ligações e todas as tentativas tinham como resposta que o sistema estava indisponível. “Isso é um descaso. Me sinto extremamente irritada. Pagamos por um serviço que não oferece nenhum tipo de qualidade ou confiança.

É sabido por todos que hoje em dia boa parte das nossas atividades tem relação direta com a telefonia móvel. Um descaso desse e sem qualquer explicação plausível é completamente inaceitável”.

Assim como ela, os jornalistas Klebson Wanderley e Maxcimiano Silva também foram afetados com a pane e demonstraram sua insatisfação ressaltando que se sentem lesados pelas constantes falhas da operadora. “Sinto-me lesado e impotente diante do mau serviço prestado. Tenho queda de sinal quase que diariamente no Cariri da Paraíba. Somos prejudicados constantemente e não recebemos uma única explicação”, disse Klebson. “Somos enganados por pagar e não poder usufruir de um serviço essencial”, completou Maxcimiano.

O Procon Estadual orientou os consumidores prejudicados a procurarem o órgão de defesa do consumidor e formularem suas queixas. Os usuários da operadora também podem utilizar as redes sociais com esta finalidade. Conforme explicou a assessoria de imprensa do órgão, quem possui conta no Twitter, pode fazer sua queixa mencionando o twitter do Procon-PB (@procongovpb), pois desta forma o órgão tem como registrar as queixas e utilizar como prova para futura ação. Em abril deste ano, a Tim foi multada em R$ 2 milhões pelo Procon devido à má prestação de serviço.

ANATEL REJEITA RECURSO E MULTA A Oi

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) rejeitou recursos da empresa Oi (Telemar Norte Leste) e decidiu manter três multas aplicadas à operadora por descumprimento de metas de qualidade nos serviços de telefonia fixa prestados no Rio de Janeiro, Sergipe e Minas Gerais.

A empresa, que faz parte do Grupo Oi, foi punida com um total de R$ 7,14 milhões. A multa aplicada à filial do Rio de Janeiro foi de R$ 2,184 milhões; a de Minas, R$ 4,452 milhões; e a de Sergipe, R$ 504 mil. As multas estão em despachos publicados ontem, no Diário Oficial da União.