Procon recomenda pesquisa de preço

Pais devem avaliar se a lista exigida pelas escolas contém apenas os itens de uso individual dos estudantes, orienta Procon.

O Procon orienta para que os pais pesquisem os preços dos itens de toda a lista isoladamente, para que compare os melhores preços e condições de pagamento. Verifique também quais os itens que restaram do período letivo anterior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los. O órgão ressalta, ainda, que os pais devem avaliar se a lista exigida pelas escolas contém apenas os itens de uso individual dos estudantes.

Vale lembrar que nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Avaliar a funcionalidade do produto e descartar as marcas é o mais adequado. A compra à vista oferece sempre mais vantagens ao consumidor, mas quem deseja realizar as compras com cartões de crédito ou cheques deve ficar atento. No caso de pagamento à vista (rotativo) para pagamento com cartão de crédito, o fornecedor não pode cobrar encargos ou acréscimos e nem estabelecer um valor mínimo para esta modalidade de pagamento. Na compra com cheques, é estritamente proibida a exigência de tempo mínimo de abertura de conta para a realização da compra pelo consumidor. A nota fiscal de compra deve ser sempre exigida, pois ela é essencial para reclamar de possíveis problemas com o material adquirido.

A pesquisa de material escolar elaborada pelo Procon encontra-se à disposição do consumidor na sede do Procon Campina Grande, localizado na rua Afonso Campos, 304, 2º andar, Centro, e também através do endereço eletrônico (www.proconcg.pb.gov.br).