Produção de cimento na Paraíba cai pelo 2º mês consecutivo

Apesar da redução de 55 mil toneladas na produção, presidente da Fiep afirma que as fabrícas paraibanas não foram prejudicadas.

Segundo Estado nordestino em produção de cimento, a Paraíba registrou mais uma queda na produção do insumo. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), em agosto, a redução na produção de cimento no Estado foi de 18,2%, passando de 181,1 mil toneladas no ano passado para 148,1 mil toneladas neste ano. Este é o segundo mês consecutivo de queda na produção, sendo que em julho, a redução chegou a 15,19% em relação ao mesmo período de 2010.

No acumulado entre janeiro e agosto, neste ano a produção foi 3,91% menor que em 2010, totalizando 1,350 milhão de toneladas até agosto deste ano, contra 1,405 milhão de toneladas no mesmo período do ano passado, o que significa 55 mil toneladas a menos.

Na Paraíba, apenas duas fábricas (Cimpor e Lafarge) são responsáveis pela produção do insumo. Embora o cimento seja muito utilizado na construção civil, o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, afirmou que esta redução não chega a prejudicar as fábricas do Estado, tendo em vista que a maior parte da produção é vendida para outras localidades. O presidente da Fiep lembrou ainda que até 2014 três novas cimenteiras deverão ser instaladas na Paraíba, dando origem a um polo de produção de cimento.