Reajuste de aluguéis continua alto em JP

Zona Sul é a que mais tem se valorizado, principalmente em bairros como José Américo, Bancários, Cidade Universitária e Mangabeira.

Apesar da desaceleração do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que teve alta de 6,95% em 12 meses, contra 8,8% no mesmo período do ano passado, o reajuste dos contratos de aluguéis na Paraíba poderá ser bem maior. A estimativa é do Sindicato dos Corretores de Imóveis da Paraíba (Sindimóveis-PB).

O presidente do Sindimóveis, Jarbas Araújo, diz que há uma demanda reprimida na compra de imóveis para locação, e a nova Lei do Inquilinato que prometia elevar celeridade nas execuções não correspondeu à expectativa dos corretores. “O déficit habitacional ainda é grande e isso reflete nos contratos de aluguel. A oferta é baixa na capital diante de uma demanda gigantesca”, destaca.

Nos bairros onde a procura por imóveis é maior, a elevação nos preços tende a subir ainda mais. A Zona Sul é a que mais tem se valorizado, principalmente em bairros como José Américo, Bancários, Cidade Universitária e Mangabeira. “Esses bairros não conseguem suprir a alta demanda de apartamentos, não tem como construir novas unidades tão rápido, então, os preços sobem”,

Já para os aluguéis na temporada de verão, o aumento deve ser ainda maior. Nos locais mais procurados, como Manaíra e Cabo Branco, a maioria dos quartos de hotel já está reservada, assim como os apartamentos na praia. “Um imóvel à beira mar pode custar até R$ 20 mil por mês até dezembro. Depois sobe mais".