Restituição do Imposto de Renda de anos anteriores é paga nesta sexta-feira (28)

Caso não tenha nenhum crédito depositado na data, valor da restituição do imposto de renda deve ficar disponível para o resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do lote residual de anos anteriores é paga nesta sexta-feira (28) pela Receita Federal. O pagamento deve ser feito a 290.934 contribuintes, com valor total superior a R$ 344 milhões. Os valores serão pagos na conta bancária usada na Declaração do Imposto de Renda ou pela chave Pix.

Os lotes que caíram na malha fina são de contribuintes que regularizaram suas pendências. O valor que será pago na restituição é atualizado pela taxa Selic a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, somando mais 1% no mês do depósito. 

Como consultar o Imposto de Renda

O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”, depois em “consultar a Restituição”. Se alguma pendência aparecer, o contribuinte pode corrigir essa informação. 

O aplicativo da Receita está disponível para tablets e smartphones, permitindo a consulta sobre a liberação das restituições e da situação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Se não tiver nenhum crédito depositado na data, o valor deve ficar disponível para o resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para fazer o resgate o contribuinte deve acessar o Portal e-CAC, no site na Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos>Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

*Com informações da Agência Brasil.