RoboCup 2014 deve injetar cerca de R$ 20 mi na economia

Competição internacional começa no sábado (19) e vai até o dia 25.

A realização da Copa do Mundo de Robótica (RoboCup 2014) em João Pessoa deve injetar aproximadamente R$ 20 milhões na economia da capital paraibana. A previsão é do gerente executivo do Convention Bureau da cidade, Ferdinando Lucena. Segundo ele, esse montante é referente apenas aos competidores (400 equipes nacionais e internacionais). A competição internacional tem início neste sábado (19) e segue até o dia 25.

O gerente executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, lembrou que a capital paraibana concorreu com a cidade de Fortaleza para sediar a Robocup 2014. Ele contou que os organizadores, após visitarem vários lugares no país, decidiram que as instalações do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima seriam as ideais para sediar o mega evento.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), José Inácio Júnior, prevê uma ocupação hoteleira em torno de 95%. Segundo o executivo, alguns hotéis, dos 42 associados da entidade, já estão com 100% de reservas feitas. “Por causa das férias escolares e com este evento prevemos uma ocupação um pouco mais alta. Isso é muito bom”, comemorou.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Ruth Avelino, a RoboCup será um evento muito importante para todos os setores ligados ao turismo. Em sua avaliação, o evento internacional trará um legado positivo ao turismo, em especial pela quantidade de participantes estrangeiros em nosso Estado, colocando a Paraíba no cenário internacional de grandes eventos tecnológicos. A RoboCup 2014 é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do País.

A previsão dos organizadores é que a RoboCup deve reunir cerca de 60 mil visitantes.