Safra de grãos da Paraíba é a segunda pior da estiagem

No quarto ano seguido de seca, volume da produção foi de apenas 18,9 mil toneladas em todo o estado. Os dados são do IBGE.

A safra de grãos da Paraíba deve fechar 2015 como segunda pior dos últimos 4 anos. A queda será de 60,6% na produção sobre o ano passado, segundo dados divulgados  ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume produzido despencou de 47,936 mil toneladas, em 2014, para 18,910 mil toneladas, este ano.

Em 2012, ano inicial da estiagem, a safra foi a pior (11 mil toneladas). Em um ano com chuvas a produção normal seria de 160 mil a 200 mil toneladas.

As culturas de milho (10,953 mil toneladas) e feijão (7,023 mil toneladas) concentraram quase 100% da safra, mas com fortes quedas de 56% do milho, e de 36,4%, do feijão. Segundo o agrônomo do IBGE José Rinaldo, faz tempo que os grãos consumidos na Paraíba são trazidos de outros estados do Nordeste como Maranhão, Sergipe, Piauí e Bahia.  Ele disse que esses estados adotaram tecnologias mais avançadas para o cultivo de grãos, com plantio mecanizado e sementes de melhor qualidade, garantido melhor aproveitamento do cultivo.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag PB), Liberalino de Lucena, afirmou que não choveu o suficiente nem para o milho nascer, e que apenas alguns produtores da região do brejo conseguiram sucesso no cultivo. “Sequer temos água para beber, muito menos pra irrigar plantação”, comentou.