Saque de ‘dinheiro esquecido’ começa nesta terça-feira (7)

Há mais de R$ 6 bilhões para serem devolvidos. A solicitação de saque é através do site do Banco Central.

Foto: Divulgação.

A partir desta terça-feira (7), os saques de dinheiro esquecido já podem ser solicitados no site do Banco Central. Ao todo são cerca de R$ 6 bilhões para serem devolvidos, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas.

A consulta do valor a receber está sendo realizado pelo sistema do Banco Central desde a última terça-feira (28).

De acordo com o Banco Central, em 2023, não será necessário agendamento. Terá uma sala de espera virtual, que permanece aberta por prazo indeterminado, para efetuar o pedido do saque.

A consulta a valores de pessoa falecida ganhou acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, e informará os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Segundo o Banco Central, o prazo de devolução é em até 12 dias úteis, se durante a solicitação do valor pelo SVR, foi indicado uma chave Pix.

Como consultar dinheiro esquecido

  • Acesse o site do valores a receber do Banco Central e preencha com número de CPF e a data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa.

Se houver valores a receber, surgirá no site a opção para acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR).

  • Clique no botão ‘Acessar o SVR’.

Se não houver fila de espera, você será transferido para a página de login da conta gov.br.

  • Faça login da conta do gov.br.  Se o cidadão não tiver, a criação da conta é gratuita e o cadastro pode ser feito pelo site ou pelos aplicativos.
  • Consulte o valor e solicite a transferência.
  • Selecione uma de suas chaves Pix e informe seus dados pessoais. Guarde o número de protocolo

Se o cidadão não possuir uma chave Pix, a solicitação do saque pode ser feita diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado para combinar a forma de devolução.

Caso os valores não forem resgatados, eles continuarão guardados pelas instituições financeira até que a devolução seja solicitada.