Sazonalidade ainda é um gargalo

O secretário Francisco Linhares explicou que a Prefeitura de João Pessoa, em parceria com outros órgãos está buscando soluções para o problema da sazonalidade, que sofre com a queda do turismo quando passa a alta temporada. “A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está finalizando o Plano Diretor do Turismo do Estado. Ela vai traçar um plano de ações para organizar e desenvolver o segmento. Através dele, poderemos planejar para suprir as lacunas que ocorrem nos municípios”, revela o secretário.

Linhares destaca que o fortalecimento do turismo de eventos é a melhor saída para amenizar o problema da sazonalidade. "Por conta disso, o poder público estaria investindo em infraestrutura rodoviária. Até junho de 2012, o Centro de Convenções estará com área de eventos pronta, mas estamos buscando alternativas. Neste ano apoiamos eventos que movimentaram a cidade na baixa temporada, como as Olimpíadas Escolares e o Cineport”, diz.

Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-PB), Roberto Brunet, o problema já deveria ter sido solucionado pelo poder público. "A sazonalidade do turismo local causa danos severos às empresas do setor. Temos uma grande ociosidade nos equipamentos turísticos e o turismo de eventos seria ideia para suprir esta lacuna. Precisamos de um centro de convenções para atrair mais eventos, investimentos em hotelaria e turismo receptivo”. Durante a baixa temporada, o movimento é até 70% menor", revela.