Seminário apresenta proposta para moda com algodão colorido produzido na PB

Também serão abordadas oportunidades de negócios sustentáveis para pequenos e médios empresários, oferecidas pelo Banco do Nordeste, através das suas linhas de financiamento.

Da Redação
Com assessoria

O Planeta Orgânico, em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Ciência e Tecnologia (MCT), promove, nesta quinta-feira (30), das 14 às 18 horas, no Teatro do Sesi, Centro de João Pessoa (PB), o Seminário Nordeste Sustentável – etapa Paraíba. Na ocasião, vão ser debatidas propostas de conexão Paraíba/Paris na moda do algodão colorido orgânico. Também serão abordadas oportunidades de negócios sustentáveis para pequenos e médios empresários, oferecidas pelo Banco do Nordeste, através das suas linhas de financiamento.

“Desde 2010 o Planeta Orgânico vem conversando com diversos atores do governo e da iniciativa privada sobre a importância de realizar eventos nacionais e internacionais no Nordeste, destacando o potencial crescente desta região na chamada “Economia Verde”. Finalmente chegou este momento e espero que seja o primeiro de muitos eventos com este perfil na Paraíba.” disse Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico.

O painel que despertará maior interesse é a tendência do consumo sustentável na indústria da moda e o Planeta Orgânico irá propor uma “Conexão Paraíba-Paris”. Maysa Gadelha, presidente do Coopnatural e da griffe internacional Natural Fashion (PB) e Patrícia Mendes, Coordenadora do Programa Talentos do Brasil / MDA, irão apresentar o papel estratégico da Paraíba na produção do algodão colorido orgânico para atender demandas dos mercados nacional e internacional, passando pela estruturação de um banco de sementes, através da Embrapa. O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário – Kleber Pettan falará sobre a aproximação que a Secretaria de Desenvolvimento Territorial está promovendo entre agricultores familiares e empresários de diversos setores.

A inclusão social e econômica da agricultura familiar e do pequeno e médio produtor, também, será tema das apresentações do Consultor do Sebrae Paraíba, João Bosco da Silva gestor do Projeto PAIS e de Ricardo Carneiro e Rosângela Almeida, que irão apresentar o projeto Rio de Una para o desenvolvimento da cadeia produtiva de orgânicos no Nordeste. Na seqüência, Ming Liu gestor do projeto Organics Brasil em parceria com APEX – Agência de Promoção das Exportações – falará sobre exportação de produtos orgânicos e sustentáveis.

Os organizadores do Seminário Nordeste Sustentável / Paraíba já estão articulando a realização da segunda edição em 2012, com visibilidade internacional, confiantes no êxito desta iniciativa público/privada. Este encontro é dirigido a empresários do agronegócio, dos setores de moda e de vestuário, produtores, gestores e executivos da área e demais interessados no tema poderão efetuar inscrições gratuitas através do cadastro inserido abaixo da programação, que está publicada no site do Planeta Orgânico: www.planetaorganico.com.br.